Milhares de vagas de trabalho temporário devem ser abertas no Natal; Confira agora

Segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de 108,5 mil vagas de trabalho temporário serão preenchidas neste final de ano no Brasil. Isso porque o período do Natal proporciona uma grande movimentação no comércio, sendo que o varejo em 2023 deverá ter o maior número de trabalhadores temporários dos últimos dez anos.

Se a expectativa da CNC estiver correta, o número de vagas de trabalho temporário deste ano representa um aumento de 5,6% com relação ao mesmo período de 2022, quando 97,9 mil trabalhadores foram contratados. Além disso, essa quantidade de mão de obra será a maior desde 2013, ocasião em que 115,5 mil brasileiros obtiveram empregos temporários.

Essa estimativa de vagas de trabalho temporário é feita pela CNC de acordo com as mudanças que sempre ocorrem neste período do ano, com relação às contratações e demissões do comércio varejista. Esses dados são registrados todos os meses no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), administrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Trabalho temporário por setores

Confira a seguir o número de vagas de trabalho temporário que serão abertas pelos segmentos do varejo:

  • Hiper e supermercados- 45,47 mil vagas;
  • Vestuário e calçados- 25,17 mil vagas;
  • Utilidades domésticas e eletrônicos- 15,98 mil vagas;
  • Livrarias e papelarias- 9,31 mil vagas;
  • Móveis e eletrodomésticos- 5,7 mil vagas.
Milhares de vagas de trabalho temporário devem ser abertas no Natal; Confira agora
Milhares de vagas de trabalho temporário devem ser abertas no Natal; Confira agora

No entanto, apesar do setor de hiper e supermercados apresentar o maior número de vagas, o segmento de vestuário é o que mais se beneficia do trabalho temporário e da movimentação do comércio no Natal. isso porque o faturamento deste setor cresce cerca de 90% no período entre novembro e dezembro, contra 34% de aumento no setor de supermercados.

Segundo a CNC, “a desaceleração da inflação, em meio ao processo ainda inicial de flexibilização da política monetária [queda de juros], deverá impactar favoravelmente as vendas em segmentos menos dependentes da tomada de recursos por meio de empréstimos e financiamentos”.

Quatro estados brasileiros devem concentrar mais da metade das vagas de trabalho temporário (54%) no Natal deste ano, sendo eles: São Paulo (28,41 mil vagas), Minas Gerais (12,13 mil vagas), Paraná (9,14 mil vagas) e Rio de Janeiro (7,96 mil vagas).

Salários

As vagas de trabalho temporário no Natal deverão contar com um salário médio de admissão de R$ 1.605. Este valor é 1% maior em comparação com o mesmo período do ano passado, sem contar a inflação acumulada. Em 2022, o salário médio de admissão foi de R$ 1.596.

O ranking de contratações de trabalho temporário é liderado pelas funções de vendedor (42.102), caixa (9.429) e almoxarife/armazenista (9.278). Segundo a CNC, neste ano a taxa de contratação deve ser de 14,2%, ficando acima de 2022 (12,3%), porém abaixo de 2021 (14,9%). De acordo com a Confederação, isso ocorreu pois em 2021 “o comércio ainda estava repondo as vagas que haviam sido fechadas nas duas primeiras ondas da pandemia”.

É importante destacar que o trabalho temporário é muito comum no comércio em datas comemorativas, e é regulamentado por lei federal. A legislação garante a esses trabalhadores diversos direitos, muito semelhantes aos dos empregados efetivados, incluindo descanso semanal remunerado, 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Previdência Social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.