Governo cancelou o Auxílio-gás nacional? Veja o que se sabe

Pagamentos do Auxílio-gás nacional não serão feitos neste mês de novembro. Entenda o movimento

Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Ao contrário do que ocorreu em outubro, agora em novembro não existirão liberações para o programa Auxílio-gás nacional. A informação acabou pegando muita gente de surpresa.

Contudo, o fato é que a não liberação do Auxílio-gás nacional pelo governo federal em novembro tem um motivo. Este é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como o último repasse foi feito em outubro, o próximo está marcado para dezembro deste ano.

Não se trata, portanto, de um cancelamento do Auxílio-gás nacional. O programa segue este ciclo de pagamentos bimestrais desde que foi criado em dezembro de 2021, ainda sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. De lá até aqui, os repasses são sempre feitos respeitando o intervalo de dois meses.

Críticas

Mas mesmo que o governo não tenha cancelado o Auxílio-gás, e os pagamentos bimestrais sejam comuns, o fato é que milhares de usuários não concordam com esta regra de pagamentos espaçados. Eles alegam que este formato de liberação prejudica sobretudo as famílias mais numerosas.

Explica-se: uma família com mais integrantes certamente vai usar o botijão de gás mais rapidamente do que uma família com apenas duas pessoas, por exemplo.

Para além disso, há também o caso das famílias que usam o gás de cozinha para preparar produtos para revenda. Neste caso, o botijão vai acabar ainda mais rapidamente. Assim, o período de dois meses de espera por uma ajuda do governo federal se torna ainda mais inviável.

Tentativa de mudança no Auxílio-gás

Vale lembrar que o Congresso Nacional já iniciou debates sobre uma possível mudança no sistema de intervalo de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Na Câmara dos Deputados, parlamentares chegaram a discutir um projeto que previa transformar o benefício em um programa mensal, assim como ocorre com o Bolsa Família hoje.

Entretanto, o projeto em questão foi rejeitado, e o Auxílio-gás nacional seguiu sendo pago de maneira bimestral. Hoje, não há nenhum indicativo de que o governo federal queira alterar esta regra, o que deixa claro que o programa social seguirá sendo pago sempre a cada dois meses, independente do número de pessoas que reside em uma mesma casa.

Governo cancelou o Auxílio-gás nacional? Veja o que se sabe
Congresso já chegou a discutir mudanças em regra do Auxílio-gás. Imagem: Fabio Rodrigues/ Agência Brasil

Auxílio-gás em dezembro

Como não haverá pagamentos do Auxílio-gás nacional em novembro, os olhos dos usuários se voltam para dezembro, quando a próxima liberação será feita oficialmente.

Assim como nos meses anteriores, o cidadão precisará se basear sempre no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 12 de dezembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 13 de dezembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 14 de dezembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 15 de dezembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 18 de dezembro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 19 de de dezembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 20 de dezembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 21 de dezembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 22 de dezembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro (sábado). 

Como visto acima, em dezembro os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão iniciados mais cedo. A ideia é que todos os usuários recebam os seus saldos antes das festas de final de ano.

O governo federal não faz nenhum tipo de diferenciação em relação ao número de pessoas que residem em uma mesma casa. Desde que o cidadão cumpra todas as regras de entrada do Auxílio-gás nacional, ele vai poder ser selecionado para o programa.

Hoje, as regras de entrada no Auxílio-gás nacional incluem:

  • Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do CadÚnico;
  • Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660);
  • Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.