MG: Professores são vacinados na capital

Professores começaram a ser vacinados contra o coronavírus na capital Belo Horizonte, na quarta-feira (26/5) com a vacina de Oxford. Além deles, funcionários de creches e pré-escolas também começaram a ser imunizados. 

A supervisora de Educação Infantil Lilian Barros, relata a emoção do momento: “Pareço até aluno quando passa de ano, acordei eufórica! É uma mistura de euforia e alívio”. 

A vacinação dos profissionais da Educação Infantil começou nesta quarta-feira (26/5) na capital mineira. Estima-se que ao menos 31 mil trabalhadores sejam vacinados nos próximos dias em Belo Horizonte. 

A diretora escolar municipal Valéria Rodrigues afirma: “Sei que ainda vai demorar até que a gente possa abraçar um aluno, retomar certas brincadeiras e atividades, mas já é um passo à frente”. 

Valéria também revelou que voltou a trabalhar no começo de maio de 2021 e mesmo seguindo todos os protocolos de segurança, fica um certo receio no ar e com a vacinação ela ficou mais aliviada em retomar a rotina. 

Ademais, creches e pré-escolas tanto públicas como privadas voltaram a funcionar no dia 3 de maio. Contudo, alguns professores e funcionários da rede municipal aderiram à “greve sanitária”, com isso mantiveram às atividades de maneira remota. 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind – Rede BH), liderança do movimento, alega falta de segurança para o retorno das atividades nesse momento da pandemia. 

Segundo o sindicato, a adesão dos profissionais da educação chegou a 60%, mas baixou significativamente após os professores serem inseridos no grupo prioritário da vacinação. 

Cronograma da vacinação de professores e demais profissionais da educação em BH

Na quarta-feira (26/5), a vacinação começou pelos trabalhadores da educação infantil (creche e pré-escola) com idade entre 41 e 59 anos. 

Já na quinta-feira (27/5), serão vacinados os educadores infantis entre 18 e 40 anos, assim como pessoas em situação de rua maiores de 18 anos. 

Os professores precisam comparecer a um dos 121 Centros de Saúde da capital entre às 8h e 16h. Os endereços dos postos estão disponíveis no site da prefeitura

Documentos e orientações

De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, os professores de educação infantil precisam atender às seguintes exigências para serem vacinados: 

– Ser trabalhador da educação infantil (creche ou pré-escola) em atividade em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte

 – Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias

 – Não ter tomado a vacina contra a COVID-19

 – Não ter tomado qualquer outra vacina nos últimos 14 dias

 – Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias

Além disso, precisam apresentar os seguintes documentos nos postos de saúde:

  • Documento de identificação com foto
  • Documento que comprove a vinculação ativa com estabelecimento de educação infantil situado em Belo Horizonte, que pode ser: contracheque emitido nos últimos 3 meses; ou carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou contrato de trabalho; ou declaração de vinculação ativa como trabalhador de Educação Infantil emitida pelo estabelecimento de ensino

E então, o que achou desta notícia?

Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho – Conheça quais são.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.