História Geral: a Índia Antiga

Índia Antiga: um resumo sobre o assunto

O termo Índia Antiga se refere aos primórdios da civilização indiana, em um período que ocorreu há mais de 75 mil anos.

O assunto pode ser cobrado em algumas questões de história geral, principalmente nos vestibulares brasileiros.

Índia Antiga: Introdução

Poucas pessoas conhecem a história da Índia Antiga, uma vez que os estudos sobre o país nos séculos XIX e XX são os mais comuns. Porém, a civilização indiana é uma das mais antigas de todo o mundo atualmente e surgiu há cerca de 75 mil anos.

Índia Antiga: Sociedade

A sociedade na Índia Antiga era, inicialmente, igualitária. Isso pode ser provado pelas construções semelhantes e pela pequena reserva de armas. Porém, como veremos a seguir, essa situação será alterada em determinado momento.

Índia Antiga: Características

Na Índia Antiga existiam duas grandes cidades: Mohenjo-Dara e Harapa. Nas ruínas desses certos urbanos foram encontradas evidências que comprovam que a população local seria composta por cerca de 80 mil pessoas. Além disso, utilizando tijolos cozidos nas construções que estavam presentes nessas duas cidades, os indianos se destacaram pelo planejamento simétrico e pela existência do abastecimento de água e esgoto, embora a maioria dos habitantes vivesse na zona rural, uma vez que a agricultura era a base da economia.

Índia Antiga: Período Védico

Por volta de 1500 a.C., ocorreu a ocupação de boa parte do território que pertencia à Índia antiga pelos povos indo-europeus. Nesse momento, a Índia passou a ser influenciada por outras culturas que, dentre outras consequências, originariam a sociedade hinduísta. Esse fenômeno não ocorreu somente com relação à língua, uma vez que o idioma falado pelos invasores era muito semelhante ao utilizado  pelos indianos.

Ainda, foi durante o período Védico que ocorreu a implantação do sistema de castas. Esse sistema é o responsável por realizar a divisão permanente das pessoas na sociedade indiana de acordo com o seu nascimento. São os primeiros indícios de uma sociedade não mais igualitária.

As castas organizaram a sociedade indiana durante vários séculos e foram extintas somente no ano de 1947. Cada casta determina o direito que um indivíduo possui de  exercer determinadas profissões definidoras do prestígio social. A casta que ocupa o primeiro nível é aquela dos brâmanes, líderes religiosos. A última casta, porém, é composta pelos párias, que viviam em péssimas condições e eram os mais pobres.

Índia Antiga: Religiões

A Índia Antiga tinha como base duas grandes religiões, que também moldaram a cultura do país: o budismo e o hinduísmo.

Os adeptos do hinduísmo acreditam que existe uma ordem universal pré-estabelecida para todos os homens. Para essa religião, o segredo da felicidade está em aceitar o destino que os deuses estabelecem para cada um de nós.

O budismo, por sua vez, é baseado nos ensinamentos de Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda. A religião afirma que o sofrimento só existe devido aos desejos que possuímos e que, dessa maneira, eliminar esses desejos é o único caminho para eliminar o sofrimento.

Índia Antiga: Invasões estrangeiras

Com a invasão dos indo-europeus, a Índia Antiga passa a ser composta por esse povo e por indianos remanescentes. No ano de 600 a.C. existiam cerca de 16 reinos na região. Em 520 a.C., novas invasões se iniciaram. Aquelas que mais se destacaram foram as invasões persas, lideradas Dario, o Grande, e que dominariam a região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.