Meus liderados não gostam de mim: e agora?

O que fazer quando meus liderados não gostam de mim? O que posso fazer para minimizar esse problema?

Se essas dúvidas têm feito parte da sua rotina, então está mais do que na hora de pensar sobre o assunto, não é mesmo? Para isso, convidamos você para acompanhar este texto e refletir sobre as possibilidades que podem ser colocadas em prática no seu trabalho. Vamos adiante.

O que fazer quando meus liderados não gostam de mim?

Embora você esteja pensando em uma solução única para lidar com o fato de que os seus liderados não gostam de você (ou que você acredita que não gostam), infelizmente, ou felizmente, os relacionamentos humanos não funcionam dessa forma. Precisamos ter consciência de que cada caso é único, o que nos impede de dar a você um passo a passo certeiro para solucionar o problema.

Dito isso, queremos que você considere nossas dicas abaixo como sugestões que impulsionem as suas reflexões, e não que sejam algo cravado que deva ser seguido à risca, combinado? Esclarecido isso, sigamos!

1. Autoanálise: Como você tem atuado frente a eles?

Você já parou para analisar os seus comportamentos com os seus liderados? Quando você diz para si mesmo “meus liderados não gostam de mim”, o que vem à mente? Em quais momentos eles demonstram não gostar? Por quê?

Analisar os próprios comportamentos e a maneira como você tem liderado é um caminho para compreender quais atitudes podem estar comprometendo a relação interpessoal.

Isso porque, às vezes, podemos ter determinadas manias que nem nos damos conta, mas que prejudicam a nossa relação com as outras pessoas.

2. O que faz você acreditar que eles não gostam de você?

Se você sempre diz “meus liderados não gostam de mim”, pare e pense: o que, de fato, faz com que você tenha tanta certeza disso?

Às vezes, somos narcisistas e acreditamos que os outros têm determinados comportamentos para nos “atingir”, quando, na verdade, trata-se apenas de um comportamento deles – e pronto.

Por isso, reflita com bastante atenção: os seus liderados estão demonstrando que não gostam de você, ou será que você tem sido narcisista a ponto de acreditar que as atitudes deles estão focadas em você?

3. Solicitando feedback

Solicitar um bom feedback também é interessante. Isso porque algumas situações podem ser resolvidas com o alinhamento de expectativas e de pontos de vista, por exemplo.

Além disso, solicitar o feedback dos liderados pode ajudá-lo a mostrar a eles que você se importa com a forma como você tem atuado para com eles. E, assim, perceberão que você deseja implementar mudanças positivas quando pertinente.

Acredite, o diálogo pode fazer toda a diferença e, por isso, solicitar feedback é válido.

4. Mudanças comportamentais

Para finalizarmos este conteúdo, considere a possibilidade de implementar mudanças comportamentais que possam fazer sentido.

Para isso, colocar-se no lugar dos seus liderados é uma boa pedida.

Sendo assim, antes de ficar apenas lamentando algo como “meus liderados não gostam de mim”, considere verificar quais comportamentos seus podem ser positivamente alterados.

Que tipo de chefe você gostaria de ter? Quais atitudes suas seriam ruins, caso você fosse o seu próprio chefe?

Refletir e implementar novas atitudes, nesse sentido, pode ajudá-lo a mudar a sua imagem profissional frente aos seus liderados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.