Meu INSS: veja como consultar o extrato do empréstimo consignado

Muita gente ainda tem dificuldades para encontrar o extrato no app Meu Inss. No entanto, processo é mais fácil do que parece

O Governo Federal liberou através do Meu INSS a consulta de informações básicas de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa liberação não é nova e está acontecendo desde o último ano de 2018. No entanto, muita gente ainda acumula dúvidas sobre essa verificação no app.

Uma dessas principais questões é em relação ao processo de consulta do extrato do empréstimo consignado. É importante saber essas informações porque elas ajudam os aposentados a se programarem financeiramente. Apesar de parecer difícil, olhar esse documento no aplicativo não é nada difícil. Basta seguir o passo a passo.

Em primeiro lugar é preciso abrir a conta do Meu INSS e entrar com o login pessoal. Se ainda não tem esses dados, é importante se inscrever no próprio site ou mesmo no app. Caso já tenha feito isso, basta portanto entrar no perfil com essas informações. Dentro da página do app, basta ir até o menu.

É nesta barra que eles irão oferecer a opção “Extrato de Empréstimo”. Pronto. O cidadão vai poder ver como está a situação da sua conta nesse sentido. Em alguns casos, as pessoas possuem mais de um consignado. Nessas situações, é possível ver uma conta por vez sem maiores problemas. Pelo menos é o que mostra o aplicativo.

Nessa tela, o Meu INSS vai mostrar informações básicas do benefício. O cidadão vai poder ver, por exemplo, qual é a sua margem consignável. Importante lembrar que o aplicativo oferece também a possibilidade de uma impressão em PDF. Essa é uma opção que pode acabar ajudando sobretudo os idosos que recebem esse dinheiro.

O que é

Ao olhar esse artigo, muita gente pode acabar se perguntando o que é esse empréstimo consignado. Essa é uma modalidade de retirada de dinheiro que permite que o usuário pague ao INSS de forma mensal através de descontos.

Imagine, por exemplo, que uma pessoa vai tirar esse empréstimo. Esse aposentado vai pagar esse valor através de descontos mensais em sua aposentadoria. Ele não precisa ir quitar. O próprio INSS já faz a retirada do dinheiro.

Nos últimos meses, muitos idosos alegam que estão sendo vítimas de golpes. Alguns afirmam que bandidos estariam tirando empréstimos em seus nomes, sem que eles saibam. Esse é portanto mais um motivo para ficar de olho na situação da conta no Meu INSS.

Empréstimo no Bolsa Família

O Governo Federal anunciou que vai fazer esse empréstimo consignado dentro do novo Bolsa Família. O novo projeto, que deverá passar a se chamar Auxílio Brasil, deve entrar em cena a partir do próximo mês de novembro. Pelo menos essa é a expectativa.

O empréstimo dentro do novo Bolsa Família deverá funcionar nos mesmos moldes do que acontece hoje no INSS. A diferença é que o desconto não vai vir na aposentadoria e sim nas parcelas de pagamentos do próprio projeto.

No entanto, vale lembrar que no caso dos usuários do Bolsa Família, a consulta sobre a situação desses descontos não acontecerá no Meu INSS, Muito provavelmente, ele vai poder consultar esses dados através do app Caixa Tem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.