MEU DINHEIRO DO AUXÍLIO BRASIL NÃO CAIU: O que fazer?

Algumas pessoas alegam que não chegaram a receber o dinheiro de julho do Auxílio Brasil. Veja dicas para tentar resolver problema

Nesta semana, o Governo Federal está seguindo com os pagamentos da 9ª rodada do seu Auxílio Brasil. Nesta terça-feira (26), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 7. O dinheiro está na conta destas pessoas desde as primeiras horas da manhã.

Contudo, alguns usuários do programa afirmam que a quantia não caiu na conta em nenhum momento. “Já procurei em todos os canais possíveis e não sei exatamente o que aconteceu com o meu dinheiro. Eu estava recebendo normalmente até o mês passado”, disse a beneficiária Clara Luise, em suas redes sociais.

Assim como Clara, algumas pessoas também estão passando pela mesma situação. A primeira dica para todos os casos, é verificar o final do seu número NIS e o calendário de pagamentos. Os indivíduos que têm o NIS finais 8, 9 e 0 ainda não receberam nada. As liberações ainda acontecerão nos próximos dias.

Se você faz parte de um grupo de NIS que já recebeu o dinheiro, mas nenhuma quantia caiu na sua conta, outra dica é entrar no seu perfil do app do Auxílio Brasil. O aplicativo está disponível para download gratuitamente. No sistema, é possível ver o que aconteceu com a sua conta. Em caso de bloqueio, o aplicativo indicará o que fazer para resolver a situação.

Caso a sua conta não esteja bloqueada, e a data do seu pagamento já tenha passado, então é hora de entrar em contato com o Ministério da Cidadania para saber o que aconteceu. O cidadão pode fazer o contato online ou mesmo através do número 121. Outra opção é ligar diretamente para a Caixa Econômica Federal, que tem o número 111.

Auxílio em julho

Neste mês de julho, o Ministério da Cidadania indica que pouco mais de 18,13 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício. O número é basicamente o mesmo que foi registrado nos meses anteriores.

De todo modo, é provável que algumas famílias tenham sido bloqueadas ou canceladas do sistema. Os motivos variam de acordo com cada situação. O Ministério pode realizar bloqueios por inconsistências nas informações, por exemplo.

Outro caso bastante comum é o envio errado do dinheiro do benefício para uma outra conta da Caixa Econômica. Cidadãos que possuem diferentes contas no mesmo banco, costumam passar pela mesma situação.

Mudanças em agosto

Vale lembrar que a partir de agosto, o Auxílio Brasil do Governo Federal passará por uma série de mudanças por causa da chamada PEC dos Benefícios. O valor, por exemplo, será elevado de R$ 400 para R$ 600.

Além disso, o número total de usuários também deve subir dos atuais 18 milhões para mais de 20 milhões de atendidos, já a partir do próximo mês de agosto deste ano. O Governo espera acabar com a fila de espera para o programa.

Seja como for, a PEC dos Benefícios não possui qualquer influência na questão das regras de permanência no programa social. Dessa forma, os cidadãos precisam seguir as normas básicas para não deixarem de receber o projeto no meio do caminho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.