Meu Auxílio Brasil ainda não caiu. O que fazer agora?

De acordo com o Governo Federal, pagamentos da sexta rodada do Auxílio Brasil serão concluídos ainda nesta semana

O Governo Federal deve concluir nesta semana os pagamentos da sexta rodada do seu Auxílio Brasil. Até a próxima sexta-feira (29), a estimativa é de que pouco mais de 18,06 milhões de brasileiros tenham recebido o montante do benefício. No entanto, alguns usuários garantem que ainda não receberam nada. O que fazer nesta situação?

Separamos abaixo alguns acontecimentos comuns que podem explicar o não recebimento do benefício. Confira se a sua situação se encaixa em algum exemplo e veja como resolver.

Não estou no Cadúnico

Alguns usuários que afirmam não ter recebido o Auxílio Brasil dizem que ainda não estão no Cadúnico. Isso, por si só, já explica o não recebimento. O Governo Federal afirma que quem não está nesta lista não pode receber o benefício. Fazer parte do Cadúnico é o primeiro passo para ter uma chance de entrada no programa.

  • Como resolver?

Para tentar resolver o problema, o cidadão precisa entrar em contato com a prefeitura da sua cidade, visando entender como funciona o processo de entrada no Cadúnico por lá. Assim, o indivíduo saberá quais procedimentos são necessários para fazer parte da lista.

Estou no Cadúnico, mas nunca recebi

Caso o cidadão esteja no Cadúnico, mas ainda assim não recebeu nada do Auxílio Brasil, então é preciso atentar para a questão da renda per capita. Há casos em que o indivíduo recebe mais do que R$ 210 de maneira per capita e em situações assim, o Governo Federal não aplica a liberação do dinheiro do benefício.

  • Como resolver

Caso a sua renda per capita seja menor do que a disposta no Cadúnico, o cidadão pode se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para atualizar a informação com os dados corretos. Assim, ele passa a ter mais chances de recebimento.

Minha renda per capita está dentro dos limites

Se o cidadão está no Cadúnico, está dentro dos limites de renda per capita e ainda assim não recebeu nada, significa que ele se encontra na chamada fila de espera. Portanto, ele tem direito ao programa, mas ainda assim não foi formalmente selecionado pelo Ministério da Cidadania para fazer parte do projeto.

  • Como resolver

Nesta situação, não há nada a ser feito pelo cidadão. Basta aguardar até que o Ministério da Cidadania faça a seleção do seu nome. De acordo com a pasta, todos os meses, novas pessoas são selecionadas para a folha de pagamentos do Auxílio Brasil.

Estava recebendo o Auxílio, e os pagamentos pararam

Quando o cidadão está dentro da folha de liberações, chega a receber uma ou mais parcelas do benefício e logo depois deixa de receber, então há uma chance de exclusão. Para confirmar, ele pode verificar a informação na sua conta do app oficial do Auxílio Brasil. Em caso de exclusão, o Governo Federal explicará o que aconteceu.

  • Como resolver

Neste caso, o beneficiário precisará ler a razão dada pelo Governo e poderá tentar resolver o problema apresentado. Se for uma inconsistência de dados, por exemplo, ele poderá  atualizar as informações básicas se dirigindo ao CRAS da sua cidade.

Não fui cancelado e ainda assim não recebi

Para as pessoas que consultam o app do Auxílio Brasil e não verificam um cancelamento ou bloqueio da conta, a situação pode se configurar como um problema no repasse da quantia. Casos assim são raros, mas podem acontecer por causa de falhas na Caixa Econômica Federal.

  • Como resolver

Neste caso, o cidadão pode entrar em contato por telefone ou mesmo pessoalmente com a Caixa Econômica para entender o que aconteceu com o dinheiro. Na maioria dos casos, os atendentes encontram o lugar em que o saldo caiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.