Métodos para NÃO PROCRASTINAR mais

Investir em métodos para não procrastinar mais é fundamental para impedir que esse tipo de problema acabe atrapalhando a sua produtividade e os seus resultados. Afinal, ficar checando as redes sociais, conversar com os colegas de trabalho ou sempre acreditar que é um bom momento para um café são medidas extremamente prejudiciais.

Por isso, separamos algumas dicas para que você comece a encontrar uma “luz no fim do túnel” da procrastinação. Confira!

Métodos para não procrastinar mais

Os nossos métodos para não procrastinar mais não são milagrosos, pois eles dependem de uma coisa: de você. Não existe fórmula ou passo a passo que seja capaz de fazer as coisas por você. Por isso, tomar a decisão de mudança é um dos passos importantes para enfrentar o problema.

Quando não decidimos que queremos mudar, podemos, inclusive, procrastinar a necessidade de fazer alguma coisa. Sendo assim, aceitar que a situação está difícil e que é necessário agir é muito importante.

Vejamos, agora, algumas considerações que podem nos ajudar nessa decisão:

1. Tenha uma lista REAL de tarefas – com tempo para executá-las

Ter uma lista real de tarefas é um dos primeiros passos para acabar com a procrastinação. Pois pare e pense: se você não sabe o que exatamente precisa ser feito, como poderá saber se está procrastinando de fato, ou não? Afinal, é mais fácil pensar nas tarefas depois quando nem sabemos da quantidade de pendências, concorda?

Portanto, considere fazer uma lista real do que precisa ser feito e, se possível, estipule um tempo para concluir cada tarefa. Esse tempo pode servir de estopim para que façamos as nossas coisas antes que ele se esgote.

Porém, cuidado: estipule um tempo plausível! Nem muito curto e que torne o trabalho exaustivo, nem muito longo, que leve à procrastinação.

2. Agende momentos para dar uma pausa

Agende momentos para pausar o seu dia de trabalho e, simplesmente, “procrastinar”. Claro que você não estará procrastinando de fato, mas ter um momento para se distrair, como se estivesse, pode ajudá-lo a não sobrecarregar a mente e a se sentir mais tranquilo quando estiver, por exemplo, rolando o feed da rede social.

Dessa maneira, quando você quiser procrastinar em momentos inconvenientes, poderá dizer para si mesmo que há um horário marcado para tal “perda de tempo”, digamos assim.

3. Comece sem criar desculpas mentais – chame a sua própria atenção

Quando tiver que começar uma atividade, simplesmente comece. Não deixe que a sua mente inicie uma enxurrada de desculpas, dizendo que você pode fazer a atividade depois, por isso ou por aquilo.

Sendo assim, chame a sua própria atenção quando esses pensamentos vierem à tona, dizendo algo como: “Não! Não vou procrastinar e vou começar agora mesmo. Minha mente não vai comandar o que eu devo ou não fazer. Pare de deixar as coisas para depois!”

Óbvio que este diálogo é apenas um exemplo, pois queremos ilustrar a possibilidade de você agir e ainda chamar a sua atenção quando perceber a sua mente criando desculpas para deixar as coisas para depois.

Pense nesses métodos para não procrastinar mais e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.