Metas pessoais: Como estabelecê-las e buscá-las

As metas pessoais são imprescindíveis na hora de planejar o futuro e buscar sonhos que temos em nossa mente. Apenas com um planejamento baseado em boas metas é que conseguiremos dar passos mais concisos e de acordo com aquilo que almejados.

Em contrapartida, montar boas metas pessoais pode parecer algo muito difícil e, até certo ponto, realmente é. Porém, existem formas de criar um fluxo de ideias mais saudável e que nos permita traçar um plano muito interessante. Quer saber como? Então siga com a gente até o fim deste texto!

Como estabelecer e buscar as metas pessoais?

Para estabelecer as metas pessoais você precisa ter paciência. Isso porque primeiramente você deverá viver um processo de autoconhecimento para, apenas depois disso, tomar decisões quanto às metas que você deseja para a sua vida. Apenas conhecendo a si mesmo é que se torna possível saber o que você ama de verdade, não é mesmo? Por isso, essa é a dica número um da nossa lista. Veja:

1- Conheça a si mesmo na hora de traçar as metas pessoais

Para praticar o autoconhecimento você precisa estimular a sua escuta sobre si mesmo.

Ou seja, comece a dar mais atenção às suas emoções e em quais contextos elas aparecem; avalie o que você mais gosta de fazer nas horas vagas; saiba quais são os seus sonhos e desejos para a vida; entenda o que você quer alcançar e o que não é tão importante; descubra quais pessoas são indispensáveis em sua vida; e assim por diante.

À medida em que você se autoconhece, torna-se muito mais fácil saber quais caminhos parecem mais promissores para você.

2- Divida a sua vida em blocos e analise cada um deles

Depois que você viver esse momento de reflexão sobre si mesmo, comece a lançar um olhar para a sua vida de uma forma mais estruturada. Isto é, divida a sua vida em blocos e analise cada um deles. Veja o nosso exemplo:

  • Bloco saúde;
  • Bloco relacionamento;
  • Bloco carreira;
  • Bloco estudos;
  • Bloco bem-estar.

Lembre-se de que estes blocos são apenas exemplos! Você pode criar muitos outros, de acordo com as áreas da sua vida que você deseja trabalhar, ok? A partir disso, siga para o próximo passo:

3- Trace metas mensuráveis e coerente com a sua realidade

Depois que você apontar cada bloco da sua vida, é hora de traçar as metas pessoais propriamente ditas. Veja um exemplo:

  • Bloco saúde: Exercitar-se mais vezes na semana.

Ao traçar a meta, é preciso analisar até que ponto ela está coerente com a sua realidade. Por exemplo, no bloco “relacionamento”, se você ainda não está em uma relação amorosa, colocar uma meta “casar no ano que vem” pode ser irreal, impulsiva e até mesmo pode fazer com que você se sinta pressionado. Portanto, cuidado, ok?

4- Trace um plano para cada uma das metas, com prazos

Depois que citar quais são as metas pessoais gerais, comece a traçar um plano para cada uma delas. Ainda seguindo o nosso exemplo, veja:

  • Bloco saúde: Exercitar-se mais vezes na semana. Ir à academia segunda, quarta e sexta. Começar na semana que vem.

Viu só como a meta ficou mais próxima da realidade e mais tangível? Pois é!

5- Fale com outras pessoas sobre as suas metas e comece a agir!

Não adianta traçar as metas pessoais e deixar elas guardadas na sua gaveta. É preciso assumi-las em voz alta! Para isso, converse com alguém de sua confiança sobre a meta que você traçou, e comece a agir a partir de agora. Não deixe para amanhã! Se tem algo que possa ser feito hoje, faça. Assim certamente você terá muito mais sucesso nas suas metas pessoais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.