Metas de início de ano no trabalho: Como o líder pode ajudar?

As metas de início de ano no trabalho podem ajudar o colaborador a direcionar os seus próximos passos rumo ao crescimento e desenvolvimento. Porém, às vezes ele pode se sentir um pouco perdido na hora de montar um plano que funcione verdadeiramente. Sendo assim, o líder pode ser um bom “mentor” neste momento de planejamento.

No entanto, você deve estar se perguntando: como o líder pode fazer isso? Neste texto, trouxemos algumas dicas para ajudá-lo nessa missão. Vamos lá!

Como o líder pode ajudar a montar as metas de início de ano no trabalho?

O líder pode ajudar a montar as metas de início de ano no trabalho de diversas maneiras. Lembre-se também de que essa ajuda deve ser oferecida ao colaborador, e não imposta, assim, será mais fácil construir uma relação mais saudável e deter a atenção do funcionário neste momento.

Respeite os objetivos e sonhos de cada um, pois isso também é imprescindível. Isto é, nem todo mundo quer fazer um plano para se tornar um gerente na empresa, e tudo bem! Saber ajudar a pessoa a fazer um plano que esteja de acordo com o que faz sentido para ela é algo válido.

Com isso em mente, veja as dicas que trouxemos a seguir:

1. Feedback sobre o desempenho do ano anterior

Que tal começar a conversa oferecendo um feedback sobre o desempenho que a pessoa obteve no ano anterior? Dessa forma, será possível trazer mais clareza quanto à atuação que ela pôs em prática nos últimos meses. Fomente quais foram os pontos positivos e negativos, para que ela reflita sobre o que pode ser melhorado e mantido na hora de fazer as metas de início de ano no trabalho.

2. Auxiliar no planejamento estratégico para o novo ano

Além de oferecer um bom feedback, à medida que a pessoa estiver listando as metas que lhe vem à mente, considere ajudá-la com um plano estratégico. Vamos supor que a pessoa quer melhorar o desempenho dela no trabalho X. Você, enquanto líder e experiente, pode apresentar a ela as ferramentas que poderão ser usadas para atingir tal resultado. Desse modo, ela poderá encontrar estratégias que a ajudem a manter o pé no chão rumo às metas.

3. Incentivar o desenvolvimento de habilidades

Assim que possível, incentive que o seu colaborador busque desenvolver as habilidades que possui e adquirir aquelas que ainda não detém. Dessa maneira, ele poderá ter ainda mais direcionamentos na hora de fazer as metas de início de ano no trabalho.

Vamos supor que você sugere e incentiva que ele aprenda um novo idioma… ao colocar isso em prática, ele poderá incluir esse objetivo na lista de metas, tendo um plano mais estruturado e que o ajude a crescer verdadeiramente.

4. Direcionamento quanto aos pontos de melhoria

Além de oferecer o feedback inicial e dizer o que poderia ter sido melhor, considere dar direcionamentos sobre essas melhorias. O que, de fato, a pessoa pode fazer para atingir essa melhorias? O que ela precisa seguir? Será que esses passos podem fazer parte da lista de metas de início de ano no trabalho?

 

Com base nas dicas, incentive o seu colaborador a pensar sobre o próprio futuro! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.