Mesolítico: definição e características

Um resumo completo

Mesolítico: um resumo completo para as suas provas

O período Mesolítico foi uma das principais fases da Pré-História. O assunto é abordado por questões de história geral com frequência, principalmente dentro dos vestibulares e também da prova do ENEM.

Assim, para que você consiga compreender o tópico, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o mesolítico. Vamos conferir!

Mesolítico: definição

O período conhecido como “mesolítico” aconteceu entre os anos de 10 mil a.C. e 8000 a.C., marcando uma fase de transição entre os períodos paleolítico e neolítico.

O mesolítico conheceria o seu fim quando o planeta passaria por importantes transformações ambientais, como uma mudança no clima e na manutenção da população.

Mesolítico: características

O mesolítico pode ser dividido em duas fases. A primeira delas é denominada de “epipaleolítico” e representa o final e o pós-glacial do período paleolítico. A segunda fase é chamada de “protoneolítico” e marca o fim do mesolítico e o início do neolítico.    

Devemos saber que, na época em que esse período esteve em vigor, a Terra sofreu muitas mudanças climáticas, as quais foram responsáveis por impactar a vida dos homens e animais. Antes desse momento, por exemplo, as temperaturas baixas obrigavam os seres humanos a viverem a maior parte do tempo em cavernas para se protegerem.

Durante o período mesolítico, por sua vez, o homem já conseguia permanecer em um único lugar. As cavernas só eram usadas no inverno e no verão e, ainda, os homens praticavam a pesca com utensílios próprios para a atividade, como redes e anzóis.      

A transformação na forma de trabalho no mesolítico também é uma característica marcante. A partir desse período, as atividades passaram a ser divididas entre homens e mulheres, que as exerciam de formas diferentes. Os homens eram os responsáveis pela caça e pesca e as mulheres cuidavam  do lar. Assim, a família adquiriu um papel dentro da estrutura da sociedade pré-histórica.

Por fim, devemos nos lembrar que outra característica do período é o desenvolvimento de uma forma ainda mais avançada de arte, com os homens da época usando a arte como um instrumento para representar a realidade e a vida em sociedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.