Paleolítico: saiba tudo sobre o primeiro período da Pré-História!

Paleolítico: tudo aquilo que você precisa saber

O Paleolítico é o primeiro período da Pré-História. Nele, acontecem diversos eventos e transformações muito importantes para o desenvolvimento da humanidade.

Além disso, é de suma importância compreender esse período para compreender também os demais que o seguem. E, justamente por isso, muitas questões de vestibular abordam aspectos do Paleolítico, ao lado dos demais períodos da Pré-História.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber para alcançar um bom desempenho nas suas provas.

Paleolítico: Introdução

O Paleolítico, conhecido também como Idade da Pedra Lascada, foi o primeiro período da Pré-História, ocorrendo por volta do ano 10000 a.C.

É também um importante período da história humana pois é no Paleolítico que os homens descobrem o fogo.

A descoberta do fogo é sem dúvidas uma grande descoberta da humanidade. O fogo foi encontrado de maneira natural, pela formação através de raios, e alterou diversos aspectos do estilo de vida dos primeiros hominídeos.

Com o fogo, os homens do Paleolítico poderiam agora obter proteção contra animais selvagens, iluminar a noite, se aquecer e também cozinhar os seus alimentos, facilitando a digestão.

O Paleolítico ficou também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Isso porque, nesse período, os seres humanos desenvolviam ferramentas de trabalho e armas com o uso de pedras.

Paleolítico: O nomadismo

No Paleolítico, os seres humanos não viviam por muito tempo nos mesmos lugares. Isso porque, eles ainda não praticavam a agricultura. Dessa maneira, deveriam mudar de lugar frequentemente para encontrar alimentos.

No Paleolítico, os hominídeos eram coletores e caçadores, ou seja, os homens caçavam animais e coletavam frutos e vegetais da natureza.

Paleolítico: Cotidiano

Os homens do Paleolítico viviam em cavernas que se formavam naturalmente na paisagem.

Além disso, eles viviam da pesca, caça, de carcaças de animais abandonados e também de frutas. Para pescar e caçar, usavam as pedras como objetos cortantes e, para conseguir um objeto com a ponta cortante, batiam uma pedra na outra.

As primeiras roupas e habitações também surgiram nessa fase da história. Os homens fabricavam as suas próprias vestimentas com peles de animais e outros materiais encontrados na natureza.

Paleolítico: Expressões artísticas

O lado artístico dos seres humanos também deu os seus primeiros passos nessa época.

No Paleolítico, os homens produziam as chamadas pinturas rupestres. Os desenhos eram feitos na parede das cavernas em que viviam e mostravam homens, mulheres, crianças em cenas do cotidiano: caçando, pescando, coletando e realizando tarefas na própria tribo.

A matéria-prima utilizada para realizar essa expressão artística era, principalmente, o sangue de alguns animais e também as tintas de frutos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.