Mentoria presencial ou a distância?

Muita gente ainda tem dúvidas na hora de escolher entre uma mentoria presencial ou a distância. Isso porque é possível encontrar uma série de prós e contras em cada modalidade. Por isso, o melhor a se fazer é refletir sobre o que pode ser mais benéfico para o seu perfil, visando um processo bastante enriquecedor.

Para lhe ajudar nessa decisão, trouxemos alguns questionamentos e reflexões que podem servir de base na sua análise. Confira e escolha o que fizer mais sentido para você!

Mentoria presencial ou a distância? O que é melhor?

Na realidade, não podemos responder qual é a melhor opção entre mentoria presencial ou a distância. Isso decorre do fato de que a resposta tende a ser muito subjetiva. Isto é, depende do que você julga ser interessante para o seu perfil de mentorado. Portanto, o melhor a se fazer é analisar as duas modalidades, visando entender qual pode ser mais adequada ao seu estilo de aprendizagem.

Veja alguns pontos relevantes para se pensar:

1. Grau de familiaridade com as plataformas

Você possui algum grau de familiaridade com as plataformas online? Embora não seja impossível aprender a mexer em um computador ou tablet, ainda assim esse pode ser um ponto que pese para você.

Se você sente que não está “letrado” virtualmente para utilizar determinadas plataformas de comunicação, existem alguns caminhos: você pode optar por treinar e aprender a usar; ou simplesmente optar pelo atendimento presencial. Tudo depende do que for mais conveniente e interessante para você.

2. Diversidade de profissionais

No campo online é possível encontrar uma verdadeira infinidade de profissionais mentores. Assim, as chances de encontrar alguém com algum perfil alinhado às suas expectativas é muito maior.

Claro que é possível encontrar bons profissionais pessoalmente, mas o que queremos dizer é que o mundo virtual nos ajuda a nos conectarmos com diversas pessoas, nos mais diversos cantos do país e do mundo. E isso pode ser uma peça-chave na hora de escolher entre mentoria presencial ou a distância.

3. Flexibilidade de horário e local

A flexibilidade de horário e de local de encontro também é um ponto a ser considerado. No caso da mentoria presencial, você deverá sempre moldar a sua agenda para estar na cidade no dia do encontro. Em contrapartida, a mentoria online poderá ser feita em qualquer lugar do mundo!

Isso significa que se você for viajar ou trabalhar em outra cidade, poderá se conectar com o mentor por meio do seu computador. Assim, as chances de manter a frequência de encontros é maior, concorda?

4. Preferência pessoal

A preferência pessoal também deve entrar na sua análise na hora de escolher entre mentoria presencial ou a distância. Afinal, você prefere conversar pessoalmente? Prefere online? O que pode ser mais frutífero para você?

A sua decisão depende daquilo que pode funcionar melhor para você, e quem dará essa resposta não são as outras pessoas. Dito de outro modo, a decisão deve partir de você! Quem sabe o que pode ser mais rentável e produtivo é você.

Coloque sempre os prós e contras na ponta do lápis e faça essa análise.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.