Não é novidade para ninguém que as conversas por meio da internet têm uma linguagem própria. Existem muitos tipos de recursos em aplicativos, por exemplo, que não existem, de fato, na vida fora do mundo digital.
Por exemplo, muitos usuários das ferramentas tecnológicas estão começando a utilizar frequentemente o que se chama de mensagem temporária do WhatsApp.
Mas afinal de contas, como funciona esse novo tipo de recursos do Whatsapp? É, de fato, seguro? Entenda aqui e saiba todos os detalhes sobre essa nova ferramenta do aplicativo de conversas.
Veja: SAQUE FGTS: 16 situações que permitem o resgate do dinheiro
“Acreditamos que as mensagens temporárias e a criptografia de ponta a ponta são dois recursos fundamentais que definem o que é um serviço de mensagens privadas hoje em dia e que nos aproximam um pouco mais da sensação de uma conversa em pessoa”, diz a nota publicada pelo Whatsapp.
Importante salientar que habilitar a opção não afetará os chats já existentes no aplicativo, porém, caso usuário queira também é possível ativar a funcionalidade em conversas antigas.
Mensagem temporária do WhatsApp: Como funciona esse novo recurso?
Em primeiro lugar, é importante destacar que essa nova ferramenta não é um recurso totalmente novo. Quem utiliza aplicativos no celular com frequência sabe, por exemplo, que o Snapchat permitia o envio de fotos ‘instantâneas’ e que somem depois de um tempo. Posteriormente, o Instagram também adotou essa ferramenta em seus serviços.
Agora, a novidade chegou ao Whatsapp. Os usuários já podem utilizar em seu aplicativo as mensagens temporárias do WhatsApp. A ferramenta vale para aparelhos das plataformas Android e iOS.
Mas você sabe qual é a utilidade da função desse tipo de mensagem? A princípio, é importante destacar que essa ferramenta visa dar maior segurança e privacidade para os usuários da plataforma.
Veja: INSS: Extrato de aposentados e pensionistas terá GRANDE novidade; saiba qual
A mensagem temporária do Whatsapp funciona da seguinte maneira:
Primeiramente, os usuários que ativam essa nova função passam a ter a conversa temporária. Após isso, ao enviar uma mensagem de texto, por exemplo, o que é enviado “some” depois de um tempo automaticamente.
Dessa forma, as conversas ficam confidenciais e não é necessário ficar excluindo tudo de maneira “manual”.
‘PRINT’ de mensagens temporárias do WhatsApp, é possível?
Em primeiro lugar, é importante destacar que é possível sim “tirar o print” de mensagens temporárias no Whatsapp.
Ou seja, o print de mensagens temporárias do WhatsApp segue sendo possível por parte dos usuários da plataforma.
Em outras palavras, vale destacar que ainda é permitido efetuar o print screen da tela e guardar qualquer tipo de mensagem no aplicativo. Ademais, fotos temporárias do WhatsApp, que podem ser enviadas para uma única visualização, também é possível utilizar o recurso do print.
Portanto, a ferramenta ainda pode ser utilizada pelos usuários.
Como ativar mensagens temporárias no WhatsApp
Dessa forma, é válido destacar que o usuário do Whatsapp também pode efetuar a ativação das mensagens temporárias de diferentes maneiras. Para isso, o usuário pode escolher que elas se apaguem automaticamente a cada 24 horas, 7 dias, ou 90 dias.
A seguir, confira o passo a passo para ativar mensagens temporárias do WhatsApp. Veja como fazer:
- Em primeiro lugar, tenha a última versão atualizada do WhatsApp no celular – para baixar, acesse: https://www.whatsapp.com/download;
- Abra uma conversa e clique no nome do contato;
- Nessa opção, selecione a opção ‘Mensagens temporárias’;
- Escolha a opção e pronto!
- Por fim, quem quer adicionar essa opção como padrão deve seguir o menu: Conta – Privacidade – Duração Padrão – escolher o tempo.
Mensagem temporária do WhatsApp não é a única novidade: Meta prevê liberação de novos recursos
Como você já sabe, a mensagem temporária do Whatsapp já chegou para ficar. Em paralelo a isso, a empresa procura melhorar os serviços aos seus clientes.
O WABetaInfo, site especializado em divulgar spoilers sobre o WhatsApp, anunciou que o aplicativo pretende implementar um recurso para os usuários adeptos ao chat pessoal. A ferramenta foi muito solicitada pelo público, que criticava a falta de uma aba para salvar assuntos particulares.
Xiaomi lança Redmi 10 5G no Brasil
Normalmente, os usuários do WhatsApp costumam criar um grupo com apenas uma pessoa (seu próprio contato) e utiliza-lo para enviar informações e dados pessoais. Desta forma, com o novo recurso é possível que este hábito seja encerrado. Muito legal, não é?
A Meta já começou a testar o recurso, no entanto, não há previsão de quando estará disponível. Em suma, a função funcionará como um bate-papo individual, que poderá ser fixado como qualquer outra conversa.