4 dicas para MELHORAR a qualidade do AR em ambientes fechados

Saber melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados é fundamental para evitar crises alérgicas e mal-estar. Pois só quem vive em ambientes com pouca ventilação, por conta da falta de janelas, por exemplo, é que sabe o quanto esses espaços podem ser desagradáveis.

Pensando nisso, trouxemos 4 dicas simples que podem ajudá-lo a deixar o espaço mais agradável. Não deixe de conferir!

4 dicas para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados

Para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados é importante investigar quais são os pontos mais “sensíveis” do cômodo em questão. Será que a umidade é um problema? Mau cheiro? Ar pesado? Pó? Tudo isso precisa ser avaliado com antecedência para que as medidas tomadas sejam realmente efetivas. Veja algumas ideias:

1. Use purificadores de ar

Os purificadores de ar podem ser uma excelente alternativa para quem não tem janelas no espaço e não sabe exatamente o que fazer para melhorar a qualidade do ar. Você pode instalá-lo em pontos estratégicos, sempre seguindo as recomendações dadas no manual do fabricante.

Evite usar umidificadores em excesso, pois embora eles sejam bons para locais muito secos, o excesso pode provocar aumento de fungos, por exemplo.

2. Cuidado com a umidade

E por falar em umidade, fique atento a esse ponto importante! Se o espaço for muito úmido, busque alternativas para driblar o problema. Hoje em dia, é possível encontrar tintas que protegem a parede da umidade, por exemplo.

Além disso, use os ventiladores para manter o ar circulando. Direcione-o para os pontos mais úmidos do espaço.

Também considere investir em alternativas caseiras, como uso de pó de giz em potinhos que “puxam” a umidade, ou pacotinhos de silica em gel.

3. Manter a remoção do pó em dia

Dentre as dicas para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados, não podemos deixar de fora os cuidados com o pó.

Pessoas propensas a crises alérgicas podem sofrer em dobro em ambientes fechados, especialmente se eles tiverem muito pó. Por isso, manter uma rotina de cuidados periódicos para remover o excesso de pó é muito importante.

Nesse caso, recomendamos que você use o aspirador de pó, em vez da vassoura. Até porque, vassouras e espanadores podem espalhar partículas de pó pelo ar, e como o espaço é muito fechado e com pouca circulação, a sujeira pode acabar se mantendo ali.

Por isso, usar o aspirador de pó tende a ser uma alternativa mais eficiente.

4. Investir na decoração biofílica

A decoração biofílica consiste na implementação de plantas e outros itens naturais no ambiente, para deixá-lo mais bonito, aconchegante e propenso à redução dos níveis de estresse no dia a dia.

Além disso, as plantas também são responsáveis por purificar o ar, proporcionando mais leveza para o espaço e bem-estar para todos que ali circulam.

Porém, se o ambiente fechado tiver ar condicionado e pouca entrada de luz solar, é preciso investir em opções de plantas que sejam adaptadas para esses fins. Existem empresas que focam no desenvolvimento desse tipo de projeto de paisagismo. Busque esse tipo de possibilidade e usufrua de um ar mais saudável por meio da implementação de plantas lindas e adaptadas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.