MEI: GRANDE AVISO GERAL para quem precisa DECLARAR no Imposto de Renda

Chegou o momento em que muitos empreendedores individuais precisam acertar suas contas com o Fisco. Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), é importante estar ciente de suas obrigações fiscais, incluindo a declaração de Imposto de Renda através da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

Em suma, a DASN-SIMEI é uma declaração obrigatória para os Microempreendedores Individuais (MEIs) que estão enquadrados no regime tributário do Simples Nacional. Dessa forma, essa declaração serve para informar os rendimentos obtidos no ano anterior, além de outras informações importantes para a Receita Federal. Ela deve ser enviada anualmente, até o último dia de maio, referente ao ano-calendário anterior.

Quem precisa fazer a DASN-SIMEI?

Todos os Microempreendedores Individuais devem realizar a Declaração Anual do Simples Nacional. Independentemente da atividade exercida ou do valor faturado no ano anterior, é obrigatório cumprir essa exigência fiscal. Mesmo que o MEI não tenha tido faturamento durante o ano ou se encontrou inativo, a declaração ainda deve ser enviada.

Como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional?

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) é realizada de forma simples e rápida, através do Portal do Empreendedor, disponibilizado pelo governo federal.

  1. Acesse o site do Portal do Empreendedor;
  2. Clique na opção “Serviços”;
  3. Selecione o botão referente a declaração anual de faturamento e informe o número do seu CNPJ;
  4. Preencha corretamente os campos solicitados com as informações financeiras do ano anterior, como o valor total das receitas brutas obtidas ao longo do ano;
  5. Caso tenha contratado funcionários, informe a quantidade de empregados;
  6. Conclua o preenchimento e clique em “enviar”.

É importante lembrar que todas as informações prestadas na declaração devem ser precisas e condizentes com a realidade financeira do seu negócio. Qualquer inconsistência pode acarretar em problemas com a Receita Federal.

Prazo para envio da DASN-SIMEI

O prazo para envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente ao ano-calendário de 2022 é até o dia 31 de maio de 2023.

Assim, é fundamental que você não deixe para a última hora e evite possíveis penalidades e multas por atraso. Portanto, organize seus documentos e informações financeiras para realizar a declaração dentro do prazo estabelecido.

Consequências do não cumprimento da obrigatoriedade

De forma geral, o não cumprimento da obrigação de enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dentro do prazo pode gerar algumas consequências negativas para o empreendedor. Dentre elas, estão multas e penalidades. A Receita Federal pode aplicar multas pelo atraso na entrega da declaração, cujo valor varia de acordo com o tempo de atraso e o faturamento da empresa.

Impedimento para emissão de certidões negativas

O MEI que estiver em débito com a Receita Federal devido à falta de entrega da declaração, poderá ter dificuldades em obter certidões negativas, o que pode prejudicar sua empresa na obtenção de crédito, participação em licitações, entre outros.

Cancelamento do CNPJ

Em casos de omissão reiterada na entrega da declaração, a Receita Federal pode cancelar o CNPJ do MEI, tornando-o inativo perante o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Assim, é essencial que o empreendedor esteja atento às obrigações fiscais e cumpra todos os prazos estabelecidos para evitar problemas futuros.

Portanto, a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) é uma obrigação fiscal que todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem cumprir. Haja vista, é através dessa declaração que a Receita Federal recebe informações sobre os rendimentos do MEI no ano anterior.

É importante destacar que o prazo para envio da declaração referente ao ano-calendário de 2022 é até o dia 31 de maio de 2023, portanto, procure um contador para realizar o envio dentro do prazo, evitando problemas com o Fisco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.