Medo do julgamento no trabalho – Como lidar com esse medo?

Para lidar com o medo do julgamento no trabalho é necessário quebrar alguns paradigmas internos. Apenas dessa forma é que você passará a tomar mais atitudes no seu ambiente corporativo, sem se deixar levar pelo que os outros podem pensar. Mas, como quebrar esses tabus? Como se sentir mais “encorajado” na hora que os possíveis julgamentos surgirem?

Existem algumas ações e pensamentos que podem lhe ajudar nesse sentido. A seguir, explanamos sobre cada um deles. Vamos lá!

Como lidar com o medo do julgamento no trabalho?

O medo do julgamento no trabalho pode sempre existir. Mas, o que nos difere de algumas pessoas é a ação que tomamos diante disso.

Uns podem acabar se deixando levar pelo medo, estacionando-se em suas carreiras. Outros, mesmo com medo, o enfrentam e buscam alternativas de crescimento. De qual lado você pretende permanecer?

Se a sua escolha é o enfrentamento do medo, parabéns! A seguir você encontra algumas dicas para lidar com isso e conseguir seguir em frente, mesmo receoso:

1- Analise quais são as suas habilidades e foque em trabalhá-las

Reconhecer as suas próprias habilidades é fundamental para lidar com o medo do julgamento no trabalho. Isso porque você saberá quais áreas você domina, sentindo mais autoconfiança e elevando a sua autoestima intelectual. Desse modo, a tendência é que você não se deixe levar pelo medo, pois você sabe o quanto se preparou para a ocasião.

Portanto, comece a avaliar os seus pontos fortes e fracos. Veja o que você pode melhorar e esteja sempre aprimorando as suas habilidades pessoais.

2- Faça planos de ação antes de tomar uma atitude importante

Se você vai tomar uma atitude muito importante, faça um bom plano de ação antes. Quanto mais informações você tiver sobre as etapas da sua atuação, mais “controle” você sentirá sobre a situação. E isso é capaz de fazer com que a sua confiança fique mais elevada e, consequentemente, o medo do julgamento no trabalho diminui.

3- Reconheça que não podemos controlar os pensamentos alheios

Se os nossos próprios pensamentos, às vezes, são incontroláveis, imagina os pensamentos alheios? Pois é! Por isso é importante você reconhecer, para si mesmo, que é impossível controlar o que os outros pensam. E tudo bem.

Quando você simplesmente aceitar que o pensamento do outro diz respeito a ele, você se sentirá mais tranquilo e pronto para enfrentar os seus desafios. Foque em você!

4- Foque em fazer o seu trabalho – não no que os outros podem pensar

Ao longo do dia, foque sempre em fazer o seu trabalho. Embora o julgamento possa existir, é fundamental que você traga a sua atenção às necessidades essenciais das suas tarefas. Ao invés de ficar ponderando sobre o pensamento alheio, que tal ponderar sobre as alternativas que você tem para solucionar determinado problema?

5- Aceite que eventualmente você vai errar

O erro vai acontecer. E o medo do julgamento no trabalho virá junto com ele. Mas, ao mesmo tempo, você irá aprender, desenvolver-se e crescer. Por isso, aceite que eventualmente você vai errar, assim como aquela pessoa que pode estar lhe julgando. Isso fará com que você tire um “peso” das suas costas, pois você estará se aceitando como um ser humano. E ao se aceitar, tudo fica mais leve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.