Medo de apresentar trabalho: Como lidar com esse medo?

medo de apresentar trabalho é muito recorrente, especialmente no caso de estudantes mais tímidos. Isso porque o medo de ser julgado ou de esquecer algo importante é muito grande, travando, inclusive, o raciocínio do sujeito.

Sendo assim, neste conteúdo nós trouxemos uma série de dicas que podem ser bastante pertinentes para você impulsionar as suas apresentações. Saiba mais aqui!

Como lidar com o medo de apresentar trabalho?

O medo de apresentar trabalho pode travar o raciocínio e o desenvolvimento de qualquer estudante que precisa explicar um conteúdo importante. Ao mesmo tempo, ele é muito recorrente – o que significa que pode ser “tratado”, digamos assim.

Por isso, fique atento às dicas que trouxemos e comece a transformar a sua maneira de enxergar as apresentações:

1. Cuidado com o narcisismo: as pessoas estão mais interessadas no conteúdo

O narcisismo é algo que pode fazer com que você sinta medo de apresentar trabalho sem necessidade. Isto é, muitas vezes o medo surge porque cremos que as pessoas estão prestando atenção em nós, ao invés de se atentar ao conteúdo em si, o que nem sempre é verdade.

Na maior parte do tempo os nossos colegas querem ouvir o que temos para dizer, e não observar nossa voz, roupa ou cabelo, por exemplo. Estar ciente disso pode lhe ajudar a relaxar um pouco mais durante as suas apresentações.

2. Prepare-se com antecedência: treine em frente ao espelho para lidar com o medo de apresentar trabalho

Treinar em frente ao espelho é uma estratégia que costuma ajudar bastante. É na frente do espelho que você poderá enxergar quais são as posturas que não estão adequadas, e quais gestos podem ser melhorados.

Claro que você tem que ter o cuidado de não transformar os seus movimentos em algo 100% robótico, mas sim, deve usar a estratégia do espelho para conhecer melhor os seus trejeitos e ir moldando o que for interessante.

3. Grave a sua fala e anote o que deve ser corrigido

Gravar a sua apresentação também é uma excelente forma de analisar o que deve ser corrigido. Você poderá ouvir, com atenção, a sua própria explicação, anotando o que deverá ser corrigido.

Às vezes, ouvindo a si mesmo você perceberá que é possível melhorar uma explicação ou trocar algumas palavras para dar mais sentido à apresentação. Além de que assim você ensaia mais e internaliza bem o que deve ser falado.

4. Atente-se a pontos fixos na sala de apresentação

Durante a sua apresentação, você pode se atentar a pontos fixos, entre as pessoas. Olhe para um ponto no meio da sala, e outros dois – um em cada lado. Você pode, também, olhar na testa das pessoas, para não ter aquele contato visual que torna tudo mais difícil e “assustador” quando se é tímido.

5. Use um material de apoio com palavras-chave

O material de apoio precisa ser bem desenvolvido para que a sua apresentação seja a melhor possível. Fique atento às palavras-chave que você coloca na sua apresentação ou roteiro, pois são elas que servirão de gatilho mental para você lembrar do que deve ser falado e quando deve ser falado.

Logo, se sentirá mais seguro e com menos medo de apresentar trabalho. Boa sorte! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.