Meditação e mindfulness para equilíbrio emocional: Como começar?

O equilíbrio emocional está envolvido com muitas práticas que podemos incluir em nossa rotina, e a meditação e mindfulness são duas delas. Por meio dessas atividades, podemos nos concentrar mais no aqui e agora, trazendo o pensamento para o presente e focando, com mais tranquilidade, naquilo que está acontecendo à nossa volta.

Dessa maneira, podemos combater aqueles tipos de pensamentos invasivos que podem causar ansiedade e fazer com que acabemos enxergando o mundo de uma forma muito negativa.

Para ajudá-lo a colocar essa atividade em prática, descrevemos algumas dicas interessantes. Confira!

Como começar a prática de meditação e mindfulness?

Se você não tem experiência alguma com a prática de meditação e mindfulness, não se preocupe. Aos poucos, é possível aprender mais sobre essas atividades e assim incluí-las em sua rotina de maneira promissora.

O ideal seria conversar com um profissional capacitado para que ele ajude você a dar os primeiros passos da melhor forma possível. Porém, se isso ainda é inacessível para você, não deixe de conferir as nossas ideias:

1. Escolha um ambiente tranquilo

Quando você quiser praticar meditação e mindfulness pela primeira vez, tente encontrar um ambiente tranquilo para isso. Pode ser seu quarto ou mesmo o seu jardim, desde que você se sinta aconchegado e calmo.

Eleja esse ambiente para esse tipo de atividade e, se possível, pratique neste mesmo lugar, todos os dias, até conseguir absorver mais as premissas da meditação.

2. Separe um momento na sua agenda para essa atividade

Separar um espaço na sua agenda para praticar meditação é interessante também. Dessa maneira, fica mais fácil você se comprometer consigo mesmo na hora de colocar tal atividade em prática.

Agora, pensando no mindfulness em si, essa ação de pensar no aqui e agora pode ocorrer mais vezes ao dia, sem necessariamente precisar de um horário marcado.

3. Pratique diariamente, começando aos poucos

Pratique a atividade todos os dias. Você não precisa começar fazendo 30 minutos de meditação, mas, sim, pode ir implementando a prática aos poucos, de acordo com os seus limites.

Assim, à medida que o tempo passa e você adquire mais experiência, torna-se mais fácil seguir por um período mais prolongado com a prática.

4. Concentre-se na respiração e nas sensações presentes

Sempre que você quiser aderir à meditação e mindfulness, foque na sua respiração e tente sempre trazer o seu pensamento para o que está acontecendo no presente.

Sinta as sensações do seu corpo, observe a temperatura do ambiente, preste atenção em cada extremidade de você… tudo isso pode ajudá-lo a se conectar com o que está acontecendo neste exato momento, contribuindo para uma visão mais focada no presente e menos ansiosa.

5. Mantenha o corpo relaxado com a coluna ereta

Especialmente durante a prática de meditação, mantenha o seu corpo relativamente relaxado, ou seja, evite manter os músculos muito rígidos. Além disso, procure se sentar de forma confortável, mas sempre com a coluna ereta, para enviar mais oxigenação ao cérebro e promover ainda mais sensação de bem-estar.

Tudo isso pode ajudá-lo a diminuir aqueles pensamentos ansiosos que, às vezes, impactam a nossa qualidade de vida profundamente.

Cuide-se!

Veja mais: Como a meditação pode ajudar a aliviar a ansiedade?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.