MEC recebe inscrições Formação de Professores dos Anos Iniciais do Fundamental

O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para curso on-line gratuito para a formação de professores. De acordo com a pasta, estão sendo ofertadas 5 (cinco) mil vagas para a Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ainda conforme divulgado pela pasta, o curso é destinado aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, o MEC também aceita inscrições de profissionais de outras diferentes áreas. A formação é ofertadas pelo MEC através da Secretaria de Educação Básica (SEB).

O principal objetivo do curso é “ampliar o conhecimento profissional dos docentes em relação às diretrizes curriculares dos anos iniciais previstas na BNCC [Base Nacional Comum Curricular]”.

Inscrições

As inscrições para participar da Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental serão recebidas de forma exclusivamente virtual. Portanto, os interessados deverão acessar a Plataforma AVAMEC e realizar o preenchimento de formulário eletrônico. 

O curso de formação é voltado para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Imagem: AVAMEC/ Reprodução
O curso de formação é voltado para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Imagem: AVAMEC/ Reprodução.

As inscrições são gratuitas, assim como o curso. Não haverá aplicação de provas ou outro procedimento para a seleção dos inscritos. Portanto, o preenchimento das vagas acontecerá por ordem de inscrição. Nesse sentido, quanto mais cedo realizar a inscrição, mais chance o profissional tem de garantir uma vaga.

Sobre o curso de Formação de Professores

A Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental conta com carga horária total de 360 horas. Todo o curso acontecerá de forma virtual, através da do ambiente virtual de aprendizagem do MEC, a plataforma AVAMEC. Desse modo, professores de todo o país podem se inscrever. 

Não há a presença de um tutor de modo que esse curso é autoinstrucional. Assim, os participantes podem fazer suas atividades e leitura a qualquer momento, desde que respeite o tempo máximo de realização do curso. 

A formação conta com seis módulos, sendo o primeiro introdutório. Os demais módulos são os seguintes:

  • Módulo 1 – As Ciências Humanas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Módulo 2 – Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Competências e Habilidades Segundo a BNCC;

  • Módulo 3 – Ensino Religioso: Formação para o Respeito Às Diferenças

  • Módulo 4 – O Ensino de Ciências da Natureza no Contexto da BNCC;

  • Módulo 5 – Formação Em Linguagens e BNCC: os Eixos Organizadores do Conhecimento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Ao final de cada módulo, o curso conta com uma avaliação referente aos conteúdos abordados naquele módulo. Dentre as atividades avaliativas, o participante responderá a uma autoavaliação sobre a sua performance. 

O tempo mínimo para conclusão é de 45 dias, enquanto o tempo máximo para conclusão é de 180 dias. Desse modo, os participantes devem concluir todas as atividades avaliativas em até 180 dias após iniciar o curso.

Através do curso, o professor poderá refletir sobre sua prática docente, potencializar o seu agir docente, aprimorando as práticas pedagógicas.

Certificação

O MEC oferece certificação para o curso de Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, para ter direito ao certificado, o participante deve concluir as atividades dentro do prazo mínimo e máximo estabelecido pelo MEC. Além disso, é preciso fazer todas as atividades, visualizar todos os slides disponíveis, e obter média igual ou maior que 6,0 pontos nas atividades avaliativas finais.

Também é necessário para obter o certificado ter graduação completa em um curso de licenciatura em qualquer área. Caso a pessoa for formada em um curso de bacharelado, só poderá solicitar a certificação se puder comprovar que exerce atividade docente ou de gestão em instituições públicas ou privadas de ensino. 

Acesse o site AVAMEC para mais informações.

Leia também UEA abre nesta segunda-feira (24) o período de inscrição para o SIS e Vestibular 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.