MEC publica edital do ProUni 2022/2; confira principais datas

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital referente ao segundo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2022. O documento apresenta o cronograma desta edição e oficializa as novas regras sancionadas no Programa.

De acordo com o edital, o período de inscrição para o Prouni 2022/2 será de 1º a 4 de agosto. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente on-line, por meio do Portal de Acesso Único.

Poderão se inscrever os candidatos que tenham feito uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2020 ou 2021. Os candidatos poderão se inscrever desde que tenham obtido nota mínima de 450 pontos e que não tenham zerado a prova de redação. 

O Prouni é um programa do governo federal que oferta bolsas de estudos para cursos superiores em instituições privadas. O programa conta com a oferta de bolsas com 50% e 100% de desconto nas mensalidades. De acordo com as regras, para concorrer às bolsas integrais (100%), é preciso comprovar renda de até 1,5 salário-mínimos. Já a renda exigida para as bolsas de 50% é de até 3 salários-mínimos.

Professores da rede pública de ensino que estão no exercício da docência na educação básica não precisam comprovar renda para concorrer às bolsas para os cursos de licenciatura.

O edital estabelece ainda que nesta edição estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola particular (sem bolsa) também poderão participar no processo seletivo. Apesar dessa mudança, os critérios de renda seguem sendo os mesmos e estudantes de escolas públicas terão prioridade na concessão das bolsas.

Chamadas do ProUni 2022/2

A divulgação da 1ª chamada está prevista para o dia 8 de agosto. Os candidatos pré-selecionados deverão comprovar as informações até o dia 17 seguinte. Já a 2ª chamada está prevista para 22 de agosto, com comprovação das informações entre os dias 22 a 31 de agosto. 

Aqueles que não foram selecionado em nenhuma das duas chamadas deverão realizar inscrição na lista de espera nos dias 5 e 6 de setembro de 2022. O resultado da lista de espera está previsto para 9 de setembro, com comprovação das informações de 10 a 16 de setembro.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unifesp recebe os pedidos de isenção de taxa do Vestibular Misto 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.