Encceja 2022: Inep divulga datas de aplicação das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última semana as datas das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. As informações estão disponíveis em portaria publicada no Diário Oficial da União. 

De acordo com o documento, as provas do Encceja da edição de 2022 acontecerão no dia 28 de agosto. A versão do exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, Encceja PPL, está prevista para os dias 11 e 12 de outubro.

Além disso, o Inep informou ainda as datas das provas do Encceja para pessoas que moram fora do país. As provas do Encceja Exterior serão aplicadas em 18 de setembro, enquanto a realização do Encceja Exterior PPL está prevista 19 e 30 de setembro.

O órgão ainda não divulgou as demais datas dos procedimentos do Encceja, como o período de inscrição. Portanto, os interessados devem aguardar a publicação de edital específico.

Sobre o Encceja

Criado em 2002 com o objetivo de avaliar o conhecimento de jovens e adultos que voltaram a estudar em uma idade já avançada por não conseguirem se formar no tempo adequado, o Encceja não é obrigatório. Por meio do Encceja, os estudantes podem conseguir a certificação do Ensino Fundamental e a do Ensino Médio.

De acordo com determinação do MEC, para participar do Encceja, é preciso ter a idade mínima de 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame. 

Confira a portaria do Inep na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFMS divulga resultados preliminares da 3ª etapa do Passe e do Vestibular 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.