MEC prevê unificar dados de estudantes em aplicativo até 2023

O Ministério da Educação (MEC) pretende unificar a trajetória de estudantes por meio de aplicativo até junho de 2023. A pasta estabeleceu o prazo de 18 meses para que os dados dos estudantes sejam registrados no aplicativo através do projeto Jornada do Estudante.

De acordo com o subsecretário de Tecnologia do MEC, André Castro, a previsão é de que uma primeira versão do produto do projeto seja disponibilizada ainda no 1º semestre de 2022.

O gestor da unidade responsável pelo projeto da Jornada do Estudante informou ainda que o MEC contará com a colaboração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):

“Historicamente já tivemos iniciativas do MEC visando uma ID estudantil que alcançava um ponto desse projeto. Agora vimos, com a nova proposta, um produto mais amplo, a ser construído de forma conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”.

‘Transformação digital do MEC’

De acordo com Castro, o projeto da Jornada do Estudante é um dos “eixos estratégicos” para o avanço dos planos de transformação digital do MEC.

“A ideia é ser um produto que possa ser entregue direto ao estudante. Como pano de fundo teremos capacidade de gestão de dados e serviços para que os alunos acessem isso de forma facilitada”, afirmou o subsecretário.

Castro explicou ainda que atualmente o MEC não possui um canal de diálogo direto com o estudantes. Nesse sentido, o projeto possibilitará essa comunicação: “A ideia é que, a longo prazo, toda pessoa que estudou ou realizou jornada acadêmica possa ter suas informações nesse aplicativo de forma integrada, autêntica e reconhecida pelo MEC”.

O projeto se insere no escopo da Rede Aprender. De acordo com o MEC, o aplicativo ficará disponível para Android e também iOS.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFPR terá mais de 4 mil vagas para a 1ª edição do SiSU 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.