UFPR terá mais de 4 mil vagas para 1º processo seletivo do SiSU 2022

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. Conforme dados do documento, a oferta da UFPR será de 3,095 vagas no primeiro semestre do ano.

O termo de adesão ainda especifica que as vagas estão divididas para a seleção em ampla concorrência e por cotas. Para ampla concorrência, voltada para o público geral, a oferta é de 1.019 vagas. A reserva para os estudantes cotistas é de 1.057.

A reserva de vagas será feita de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, essas 1.057 oportunidades são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com percentual para pretos, pardos, indígenas e candidatos de baixa renda. 

Por meio do SiSU, o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para ingresso em instituições públicas de ensino superior duas vezes ao ano. A seleção é feita tradicionalmente pelas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Neste ano, a classificação dos candidatos será por meio do Enem 2021.

A UFPR não estabeleceu uma nota mínima nas provas para concorrer às vagas ofertadas no SiSU. No entanto, para participar é obrigatório que o estudante tenha obtido nota acima de zero da prova de redação. Além disso, para se inscrever no SiSU, o estudantes não pode ter feito o Enem na condição de “treineiro”.

Inscrições serão abertas após divulgação das notas do Enem

As provas do Enem 2021 foram aplicadas pelo Inep nos dias 21 e 28 de novembro. Segundo o órgão, os resultados do exame estão previstos para o dia 11 de fevereiro de 2022.

De acordo com previsão do MEC, a publicação do edital da 1ª edição do SiSU 2022 deve acontecer até o fim deste ano. O período de inscrição, que depende da publicação do resultado do Enem 2021, deve ser aberto na segunda quinzena de fevereiro.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Rio de Janeiro (RJ) já tem plano de vacinação nas escolas, mas aguarda que governo federal compre doses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.