MEC encerra inscrições do Fies 2023/2 nesta sexta-feira (7)

O Ministério da Educação (MEC) encerra na sexta-feira, dia 7 de julho, o período de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023/2. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até as 23h59 de amanhã (horário de Brasília). 

O Fies é um programa promovido pelo Governo Federal através do MEC que visa o ingresso de estudantes no ensino superior em instituições privadas. Desse modo, o governo oferta por meio desse programa oportunidades de financiamento estudantil para que os estudantes possam pagar seus estudos em universidades particulares.

Participam do programa diversas instituições de ensino superior que aderiram ao Fies. De acordo com os dados do MEC, nesta edição do Fies estão sendo ofertadas 77.867 vagas para a oferta de financiamentos. Ao todo, 1.265 instituições de ensino particulares do país participam do Fies 2023/2.

Fies 2023/2: Inscrições

De acordo com as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Portanto, os interessados devem acessar o site e fazer login com as credenciais do cadastro no gov.br.

O candidato deverá informar todos os dados pessoais, escolares, de renda e de contato solicitados no requerimento de inscrição. Além disso, o estudante deve informar o curso de graduação. As inscrições no Fies 2023/2 são gratuitas, dispensando pagamento de taxa de inscrição.

Participar do Fies
Para participar do Fies é pré-requisito ter feito o Enem e ter obtido médio igual ou superior a 45. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Fies 2023/2: Quem pode participar?

Tradicionalmente, a classificação dos candidatos inscritos no Fies é feita a partir do desempenho obtido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de considerar os critérios de renda.

Desse modo, segundo as regras do programa, podem participar do Fies estudantes que tenham o Ensino Médio completo, que tenham feito qualquer edição do Enem ocorrida a partir de 2010 e que se enquadrem nos critérios de renda indicados no edital.

O edital estabelece ainda que, para participar, o candidato precisa ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas, e ter nota acima de zero na prova de redação. Estudantes que tenham feito as provas do Enem na condição de “treineiros” não poderão participar dessa seleção.

Critérios para participação

Em resumo, conforme o edital, para se inscrever no Fies e concorrer a um financiamento, o candidato precisa:

  • Ter feito qualquer edição do Enem, a partir de 2010;
  • Ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas;
  • Não ter zerado a redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Resultado

Conforme indicado no edital, o resultado conta uma chamada regular e com chamadas feitas através da lista de espera. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Fies 2023/2 (1ª chamada) está prevista para o dia 11 de julho.

Os pré-selecionados na 1ª chamada deverão complementar as informações entre 12 e 14 do mesmo mês. Essa etapa é obrigatória para garantir o financiamento e deve ser feita junto à instituição para a qual o estudante foi selecionado. A lista de documentos necessários para essa etapa está disponível no edital.

O edital indica ainda que os candidatos não selecionados na chamada regular continuarão na disputa através da lista de espera, cuja pré-seleção acontecerá no período de 18 de julho a 29 de agosto. A inscrição na lista de espera é automática.

Cronograma do Fies 2023/2

  • Período de inscrição: 04 a 07 de julho
  • Pré-seleção da 1ª chamada: 11 de julho
  • Período de complementação das informações da 1ª chamada: 12 a 14 de julho
  • Pré-seleção da lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto

Acesse o Portal Único de Acesso para mais detalhes.

Leia também UEPG divulga cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; confira aqui o período de inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.