MEC destaca ampliação de até 60 laboratórios de prototipagem

O MEC divulga ampliação de até 60 laboratórios de prototipagem, através da criação dos Laboratórios Maker (LabMaker). Saiba mais!

As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica já podem conferir a lista de classificação contendo a pontuação dos projetos voltados à criação dos Laboratórios Maker (LabMaker), de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

MEC destaca ampliação de até 60 laboratórios de prototipagem

A iniciativa visa apoiar e disseminar os princípios da cultura maker e prevê a ampliação de até 60 laboratórios já instalados e em funcionamento. 

A Chamada Pública do Edital nº 35/2020 está no site do MEC

O resultado preliminar da Chamada Pública do Edital nº 35/2020 está disponível na plataforma oficial do Ministério da Educação (MEC), de acordo com a recente divulgação oficial.

MEC divulga a classificação das instituições participantes da Rede Maker

Segundo ressalta a divulgação oficial, foram recebidas 82 propostas com a finalidade de atender a uma unidade da instituição participante para a implementação de projetos nos LabMakers. 

Os recursos serão repassados no mês de setembro

O Ministério da Educação (MEC) destaca que o resultado será disponibilizado a partir do dia 31 de agosto. O repasse de recursos para as instituições contempladas pelo projeto está previsto para ocorrer no mês de setembro. 

Cursos realizados na Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os servidores da unidade, das instituições aprovadas na segunda fase do edital também terão que receber a capacitação LabMaker, por meio de, pelo menos, dois cursos que serão oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) na modalidade a distância de ‘Educador Maker’, que contempla os módulos Primeiros Passos, Ensino “mão na massa” e Aprendizagem Baseada em Projetos. 

Rede Maker: novas metodologias no desenvolvimento da educação

Segundo informações oficiais do Ministério da Educação (MEC), o projeto Rede Maker visa promover um ambiente favorável à disseminação de novas abordagens de ensino-aprendizagem, incluindo metodologias ativas e à formação de um ecossistema de inovação na Educação Profissional e Tecnológica

Aprendizado na prática através de projetos

Além disso, também objetiva auxiliar os profissionais da educação no desenvolvimento da cultura learning by doing, levando-os a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos, explica o Ministério da Educação (MEC).

A educação com parte da cultura local e amparo à sociedade

Toda essa metodologia também atua para permitir que o estudante se torne protagonista no processo de ensino-aprendizagem, e que haja o estímulo às necessidades da sociedade onde a unidade acadêmica está inserida, informa o Ministério da Educação (MEC) através de recente divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.