Me formei, e agora? Veja dicas que podem ajudar você!

Me formei, e agora? Como lidar com esse tipo de situação?

No começo, isso pode parecer bastante assustador. Afinal, depois de tanto esforço colocado sobre a graduação, ter que lidar com o mercado de trabalho é algo que pode causar medo e angústia.

Porém, um dos pontos relevantes para se levar em conta é que não precisamos nos desesperar. Existem ações que podem nos ajudar nesta nova fase da vida.

Neste texto, trouxemos algumas dessas ações. Confira!

Me formei, e agora? O que posso fazer? Veja dicas!

Sim, nós sabemos que a pergunta “me formei, e agora?” está bastante latente em sua mente. Só quem já se formou, sem estar empregado na área, sabe como isso pode ser bastante difícil.

A boa notícia é que com um pouquinho de paciência é possível encontrar algumas possibilidades para seguir de agora em diante.

Porém, lembre-se de que as nossas dicas são apenas algumas considerações que podem servir de ponto de partida, e não algo que deva ser seguido como um roteiro pronto e infalível, ok?

Você precisará de muito autoconhecimento e autoanálise nesta fase, para construir uma trajetória ainda mais rica.

Esclarecido isso, vamos às dicas:

1. Tente não se desesperar – este é um momento para refletir

Sim, nós sabemos que a angústia pode causar aquela sensação de desespero. Até certo ponto, isso faz parte. Porém, na hora de pensar sobre o seu futuro, é preciso buscar um equilíbrio emocional para enxergar as situações com mais clareza.

Sendo assim, quando sentir que está muito afetado com o contexto, respire fundo e dê uma pausa. Só volte a pensar no tema quando estiver um pouco mais tranquilo, a fim de ter ideias e pensamentos mais claros.

2. Pesquise sobre as áreas que você tem interesse

Quais são as áreas que mais chamaram a sua atenção durante a graduação? Quais despertaram um interesse genuíno de saber um pouco mais? Liste-as sem pressa para acabar essa lista. Depois, comece a pesquisar um pouco mais sobre cada uma delas. Aprenda sobre o dia a dia desses profissionais nas diferentes áreas e veja quais opções chamam a sua atenção depois dessa pesquisa.

3. Converse com profissionais que você conhece

Converse com outros profissionais que você conhece. Pergunte sobre o dia a dia deles, os desafios e quais são as demandas mais fáceis e difíceis do trabalho. Assim você terá uma visão ainda mais aprofundada das áreas que você gostou.

4. Descubra as habilidades necessárias em cada área

Você tem as habilidades necessárias para cada uma das áreas? Não? Quais você possui? Quais precisa adquirir? Isso pode lhe ajudar na hora de buscar uma especialização ou já iniciar um trabalho específico.

5. Defina os seus objetivos e trace um plano de carreira

Com todo o levantamento acima sendo posto sobre a mesa, é hora de traçar o seu plano de carreira. Dentro das possibilidades que você encontrou, onde você quer estar daqui 1, 2, 5 e 10 anos? Pense um pouco sobre isso e trace um passo a passo para atingir esses objetivos – sem pressa e sem desespero.

Inclusive, se você tiver dificuldade para montar um plano de carreira, considere buscar ajuda profissional. Hoje é possível encontrar diversos profissionais focados em desenvolvimento de carreira, que podem ajudar você nessa empreitada.

Boa sorte! E lembre-se: tudo no seu tempo, respeitando quem você é.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.