Matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais, aponta Censo

O número de matrículas em cursos superiores a distância superou pela primeira vez o número de matrículas em cursos de graduação presenciais tanto da rede privada quanto na rede pública de ensino. Os dados são referentes ao ano de 2020 e fazem parte do Censo da Educação Superior 2020.

O Ministério da Educação (MEC) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgaram os dados no Censo na última sexta (18).

De acordo com o Inep, em 2019, o número de matrículas em cursos EaD (Educação a Distância) foi superior apenas na rede privada. Entre os mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos EaD e 1,7 milhão (46,6%), por cursos presenciais.

Os cursos superiores da modalidade EaD têm crescido muito nos últimos anos. No entanto, o número de matrículas em cursos presenciais geralmente supera o número de matrículas para os cursos remotos.

Os dados apontam que o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu em 13,9%, enquanto nos cursos EAD aumentou 428,2%. O percentual de novos alunos em cursos superiores remotos era de 17,4% em 2010. Ainda de acordo com dados do Censo, atualmente o índice chega a 53,4% dos estudantes. 

Segundo o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, os números mostram a força da educação a distância, e refletem o investimento do setor em tecnologia e a melhor aceitação da sociedade a essa modalidade  de ensino. “Com isso, nós ganhamos mais flexibilidade e mais alcance para educação superior”, afirmou o diretor.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEM divulga hoje a prova e o gabarito provisório do Vestibular 2022; veja aqui mais detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.