Inep altera prazos do Censo da Educação Superior 2020 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou o cronograma do Censo da Educação Superior (Censup) 2020. 

Os novos prazos foram publicados no Diário Oficial da União depois de uma atualização de novas funcionalidades no Sistema Censup, usado por recenseadores e auxiliares institucionais para o preenchimento da pesquisa.

O Inep realizou um encontro online para esclarecer aos representantes das entidades questões sobre os ajustes de cronograma e de melhorias do sistema.

As novas funcionalidades disponibilizadas são: 

  • Migração de curso; 
  • Migração de aluno; 
  • Apagar dados de docente e de laboratório; 
  • Verificação de erro de instituição; 
  • Verificação de erro de curso. 

As instituições de educação superior terão até o dia  17 de outubro para declarar as informações ao Censup. 

Vale destacar que o prazo anterior iria até 16 de julho. Além disso, os prazos para realizarem as conferências, análise, ajustes e homologação também foram prolongados. 

Com a alteração dos prazos, a divulgação dos dados do censo, que antes seria em 7 de dezembro, está prevista para 18 de fevereiro de 2022.

No site do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar vários materiais de apoio para conseguirem preencher devidamente os formulários da pesquisa.

O que é o Censup

Realizado todos os anos pelo Inep, instituto vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Censo da Educação Superior (Censup) reúne informações sobre a infraestrutura das instituições de ensino, vagas ofertadas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

O objetivo do Censup é oferecer estatísticas atualizadas sobre a situação e as tendências da educação superior do Brasil, assim como subsidiar o planejamento e a avaliação de políticas públicas do setor. 

Após a divulgação, as informações se tornam dados oficiais do nível educacional do país. A pesquisa também contribui para o cálculo de indicadores de qualidade.

A participação das instituições de ensino no Censup é requisito para adesão a projetos do Ministério da Educação, como por exemplo: 

  • Programa Universidade para Todos (Prouni), 
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 
  • E as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso! 

Não deixe de ler também – Auxílio: liberação dos saques volta na segunda, 9. Veja quem recebe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.