Mato Grosso decide elevar valor de auxílio para policiais militares

De acordo com informações do Governo do estado, valor do auxílio fardamento passará a ser de R$ 1.850,00

O Governo do estado de Mato Grosso anunciou nesta terça-feira (29) que aumentará o valor do auxílio fardamento para policiais militares. Cada um dos trabalhadores passará a receber R$ 1.850,00 por ano. A ideia é que os profissionais da segurança pública usem o dinheiro para manter o uniforme dentro dos padrões exigidos.

Quem fez o anúncio foi o próprio Secretário de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso, Alexandre Bustamante. De acordo com ele, o aumento em questão nada mais é do que uma correção com base na inflação para que os policiais consigam manter o nível de apresentação dentro do local de trabalho.

“Se o estado for comprar nós temos o custo do processo, muitas vezes a farda não fica adequada e a ideia é fazer como a Polícia Rodoviária Federal (PRF); o valor é creditado em conta e o policial faz a compra dentro da padronização”, disse Alexandre Bustamante no momento do anúncio nesta terça (29).

De acordo com o Governo do estado do Mato Grosso, não haverá nenhuma necessidade de solicitar o benefício. Eles explicaram que o dinheiro será depositado na conta dos policiais de forma automática. A conta é, portanto, a mesma em que os profissionais recebem os seus salários.

Ao optar por pagar o auxílio uniforme, o Governo do estado do Mato Grosso evita uma certa burocracia. De acordo com o próprio secretário de segurança, esse é justamente um dos objetivos da decisão. Segundo ele, caso eles decidissem comprar os fardamentos, teriam que abrir um processo licitatório.

Qual a frequência do pagamento?

De acordo com o próprio Governo local, as liberações do auxílio uniforme acontecerão sempre uma vez por ano. Dessa forma, dá para dizer que um pagamento acontecerá agora em 2022 e o outro apenas no ano que vem.

O Governo do Mato Grosso ainda não confirmou a data da liberação do primeiro pagamento. De qualquer forma, o mais provável é que o lançamento aconteça no próximo mês já na próxima folha de repasses. Isso porque falta apenas a regulamentação da liberação do dinheiro.

Câmera nas fardas

Falando em fardamento, um assunto causou polêmica no estado do Mato Grosso nas últimas semanas. É a exigência de uso de câmeras nas fardas dos policiais. A ideia é que a prática diminua os possíveis casos de abusos de poder.

O assunto gerou tanta polêmica, que acabou indo parar na Assembleia Legislativa do estado. Alguns deputados ligados ao grupo de segurança pública, dizem que a proposta não pode sair do papel.

O secretário Dacolmo falou sobre o assunto nesta mesma coletiva. De acordo com ele, o uso da câmera no fardamento não é uma espécie de perseguição aos policiais. Ele disse ainda que as principais polícias do mundo já usam o dispositivo.

Por fim, ele também afirmou que é o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, que trabalha na implantação dos equipamentos. Ele evitou cravar uma data para o início dos procedimentos no Mato Grosso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.