Marcos históricos para relembrar em 2021

De tempos em tempos, acontecimentos marcantes da história da humanidade são relembrados. Essas datas costumam receber uma atenção especial na mídia e até mesmo nos vestibulares. Nesse sentido, é preciso ficar atento em dia com esses assuntos que podem vir a ser tema de questões nas provas. Por isso, separamos uma lista com eventos importantes que fazem aniversário em 2021, para você se manter atualizado.

Acontecimentos históricos para relembrar 

Primavera Árabe

Há 10 anos atrás começava no Oriente Médio o movimento conhecido como Primavera Árabe. Essa onda de revoltas se estendeu também pelos países do norte africano, como o Egito, a Tunísia e a Síria, por exemplo. O objetivo dos manifestantes era reivindicar melhores condições de vida em meio a profunda crise causada por governos ditatoriais.

Fim da Guerra do Golfo

Em 1991 chegou ao fim o conflito que dizimou o território iraquiano sob a liderança de Saddam Hussein. Após invadir o Kuwait em busca de reserva de petróleo, mais de 30 países formalizaram um ataque contra as tropas iraquianas. Esse conflito de proporções internacionais acabou depois de um ano, mas não sem deixar marcas de muita violência e muitos mortos.

Fim da Guerra Fria

Outro acontecimento marcante que completa 30 anos é o fim da guerra fria da União Soviética. Esse foi um dos maiores conflitos da história, visto que envolvia as grandes potências da época, Estados Unidos e URSS. As diferenças políticas e ideológicas entre os blocos levaram a uma intensa crise econômica e a forte instrução popular. Desse modo, houve um enfraquecimento do regime socialista que levou à desintegração do grupo.

Atentados do 11 de Setembro

Em 2001, o mundo ficou chocado diante das imagens do ataque liderado por Osama Bin Laden. Juntamente com membros da Al Qaeda, ele matou milhares de pessoas após jogar dois aviões contra as Torres Gêmeas, em Nova York. Além disso, no mesmo dia, outras duas aeronaves foram lançadas em direção ao Pentágono e à Casa Branca. O objetivo era atacar os grandes símbolos de poder norte-americanos como forma de protesto contra a invasão dos EUA à Arabia Saudita.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que é e como funciona uma ONG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.