Mapa: determinada a suspensão de uso de lotes de propilenoglicol

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou a suspensão de uso de lotes de propilenoglicol. Saiba mais!

Conforme informações oficiais, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou na última terça-feira (6) que as empresas registradas junto ao Mapa suspendam imediatamente o uso em suas linhas de produção de dois lotes da matéria-prima propilenoglicol adquiridos da empresa Tecno Clean Industrial LTDA. 

Mapa: determinada a suspensão de uso de lotes de propilenoglicol

De acordo com dados oficiais, as investigações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) detectaram o envolvimento inicial dos lotes AD5053C22 e AD4055C21 – denominação de venda: PROPILENO GLYCOL USP adquiridos da empresa Tecno Clean nos casos de intoxicação de animais por ingestão de produtos da empresa Bassar Indústria e Comércio Ltda. 

A contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol está sendo investigada

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destaca que o propilenoglicol é um aditivo permitido tanto para alimentação animal quanto para alimentação humana. Nesse caso, a causa em investigação é uma contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol. A causa está sendo investigada, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O comércio deve recolher os produtos 

As empresas fabricantes de produtos para alimentação animal registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também devem identificar os produtos fabricados com o uso dessas matérias primas e, caso encontrem, devem fazer o recolhimento no comércio atacadista e varejista. 

Ofício encaminhado às associações Abinpet, Sindirações, Abiam e Abra 

Os procedimentos deverão ser comunicados aos serviços de inspeção de produtos de origem animal de cada jurisdição, para controle e ações complementares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou ofício às associações Abinpet, Sindirações, Abiam e Abra para que reúnam esforços na divulgação dos dados junto a seus associados.

Sobre a interdição da fábrica Bassar Indústria e Comércio Ltda 

Anteriormente, diante dos riscos iminentes à saúde de animais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou, na última sexta-feira (02), a interdição da fábrica Bassar Indústria e Comércio Ltda e o recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa, em razão da suspeita fundamentada de ocorrência de produtos contaminados. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) coletou as amostras dos produtos, que foram encaminhadas aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária do Ministério para análise. É possível acompanhar as informações oficiais sobre o andamento dessa situação na plataforma oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.