Como manter a calma na hora de apresentar um trabalho?

Você consegue manter a calma na hora de apresentar um trabalho? Sente que perde o foco facilmente por conta do nervosismo? A gente entende… Afinal, apresentar um trabalho, dependendo da importância da apresentação, pode sim gerar uma alta dose de ansiedade.

Ao mesmo tempo, existem algumas ações e preparos que podem ser úteis para nós. Confira, neste texto, como você pode começar a se preparar e boa sorte!

Como manter a calma na hora de apresentar um trabalho?

Antes de qualquer coisa, esteja ciente de que não existe uma pílula mágica para manter a calma na hora de apresentar um trabalho. Somos seres humanos, não máquinas. Isso quer dizer que, de vez em quando, as nossas emoções podem sim aparecer de forma mais intensa.

Porém, isso também não quer dizer que devamos desistir de tudo. Apesar das emoções de medo e insegurança, ainda assim existem atitudes que podem minimizá-las e nos ajudar. Veja algumas delas:

1. Entenda o que pode estar “roubando” a sua tranquilidade

O autoconhecimento é um forte aliado nesse momento. Você deve se questionar e entender o que pode estar tirando a sua calma. Você tem medo de ter um feedback negativo? Tem medo de esquecer algo? A sua insegurança está relacionada com o quê?

Quando você começa a listar os possíveis “medos” por trás da falta de calma, você começa a enxergar quais medidas podem ser úteis. Por exemplo, se você tem medo de esquecer algo, procure fazer um roteiro com palavras-chave e deixe-o próximo de você.

Assim, à medida que você vai entendendo o que prejudica o seu conforto, você encontra formas de lidar com isso, melhorando as sensações sentidas.

2. Estude bastante o que você deseja apresentar

Dominar o assunto é fundamental para manter a calma na hora de apresentar um trabalho. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o que será apresentado, maior será a sua confiança. Por isso, não meça esforços na hora de estudar, fazer mapas mentais, resumir, falar em voz alta para si, etc.

3. Grave áudios e ouça a sua voz

E por falar em treinar em voz alta, que tal explicar o conteúdo por meio de uma gravação? Assim você ouve o que explicou, encontra os pontos de melhoria e, ao mesmo tempo, vai estudando o conteúdo de forma assertiva.

4. Tenha um material de apoio

Anteriormente mencionamos que ter um roteiro com palavras-chave pode ajudar a minimizar o medo de esquecer as coisas. Porém, além disso, você pode usar outros materiais de apoio: slides, vídeos, anotações, etc. Use o que estiver ao seu alcance e prepare um momento aconchegante para a sua apresentação.

5. Respire durante a apresentação

Cuide da sua respiração! Muitas vezes, manter a calma na hora de apresentar um trabalho está associado à maneira como você respira. Se você acelerar a respiração, os batimentos cardíacos aumentam e você pode se sentir mais ansioso. Se você respirar lenta e profundamente, os batimentos ficam mais normalizados e o estresse diminui.

Portanto, enquanto estiver ensaiando a sua apresentação, ainda em casa, lembre-se de treinar a sua respiração para ter mais conforto depois. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.