MAIS ESTRAGOS! Temporais retornarão; confira previsão

O Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de temporais desde a tarde de ontem, persistindo pela madrugada de hoje no interior do estado. Danos foram relatados em alguns locais, enquanto chuvas volumosas atingiram especialmente as regiões Oeste e Sul gaúchas. Este temporal veio acompanhado de chuva forte, uma quantidade expressiva de raios, fortes ventos e granizo.

Volume de Chuva: Observações Iniciais

Ao longo das últimas 24 horas até às 6h de hoje, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul registraram um acúmulo de 64 mm de chuva na cidade de Rio Grande e 61 mm em Jaguarão. Grande parte da região da Campanha e da fronteira com Uruguay apresentou registros próximos aos 30 mm.

Já a rede de monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) mostrou um acúmulo de chuva de 69 mm em Rosário do Sul, 68 mm em Pedro Osório, 57 mm em Alegre, 46 mm em Arroio Grande e 41 mm em Canguçu. Uma estação particular de um cliente da MetSul, localizada em uma propriedade rural na divisa de Rio Grande com Santa Vitória do Palmar, indicou 68 mm.

Ventos Fortes: Registros Significativos

O temporal também trouxe ventos intensos em diversas cidades. As maiores velocidades registradas nas estações oficiais foram de 81 km/h em Tramandaí, 79 km/h em Bagé e São Borja, e 77 km/h em Dom Pedrito. Porto Alegre registrou rajadas de 76 km/h no Aeroporto Salgado Filho durante um vendaval às 23h de segunda-feira.

Os temporais também apresentaram grande atividade elétrica em várias cidades gaúchas. Em alguns locais, as tempestades vieram acompanhadas de granizo. Relatos de granizo foram registrados em várias cidades do Oeste e Sul gaúcho no final de segunda-feira e madrugada de terça-feira, com pedras de gelo caindo em Santa Maria.

Origem do Mau Tempo

A instabilidade intensa é consequência de uma frente fria que começou a ingressar ontem pela fronteira com o Uruguai, após causar fortes temporais com vento e granizo no país vizinho. O sistema frontal está se deslocando lentamente e começa a alcançar o centro do estado na manhã desta terça-feira.

Impacto dos Temporais: Estragos no Interior

Tempestades com chuva forte, intensas descargas elétricas, granizo e ventos fortes atingiram nas últimas horas cidades do Oeste, do Centro e do Sul do Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o vento forte chegou a derrubar o letreiro de um supermercado durante um vendaval no começo da noite.

Na cidade vizinha de Barra do Quarai, fronteira com Bella Union, no Uruguay, a chuva torrencial durou cerca de 15 minutos, com incidência de granizo em pequena quantidade e dimensão. Segundo o prefeito da cidade, Maher Jaber, não houve registro de danos na área urbana, mas há preocupação com a subida do rio Quarai, que banha a cidade.

Situação em Jaguarão

Em Jaguarão foram registrados dois momentos de chuva intensa ao longo da segunda-feira, causando alagamentos pontuais. A prefeitura suspendeu as aulas na rede municipal e as atividades no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) nesta terça e quarta-feira. Duas escolas e casas na cidade sofreram destelhamentos.

Os serviços de saúde que requerem deslocamentos somente serão realizados em casos de urgência e emergência. Equipes da prefeitura, Defesa Civil e do Exército estão de prontidão para atender a população ribeirinha pela cheia do Rio Jaguarão.

Situação em Rio Grande e Pelotas

A cidade de Rio Grande também registrou alagamentos. Choveu forte na região no início da noite e alguns locais, como o Parque Marinha e a praia do Cassino, apresentaram acúmulo de água nas ruas. Lonas foram distribuídas nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Navegantes devido ao vento. Segundo o coordenador da defesa civil, Sergio Weber, 40 pessoas seguem no Salão Paroquial da Vila da Quinta desde a última semana.

Já em Pelotas, onde as aulas da rede municipal também foram suspensas hoje e amanhã, a chuva mais forte veio no final da segunda-feira, acompanhada de muitas descargas elétricas. A Assistência Social do município permaneceu de plantão durante toda a noite devido aos temporais que atingiam o Sul do estado.

Previsão do Tempo

A frente fria avança mais nesta terça no Rio Grande do Sul, trazendo um dia de muitas nuvens e chuva no Oeste, Centro e no Sul. Há alerta para chuva localmente forte e com elevados volumes, além de temporais isolados com vento e granizo. A frente não consegue romper hoje o bloqueio do ar quente e áreas mais ao Norte do estado terão sol e nuvens, com calor.

Amanhã, uma área de baixa pressão avança do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Rio Grande do Sul, onde se aprofunda, voltando a reforçar a chuva sobre o estado com pancadas localmente fortes a torrenciais em diversas regiões e elevado risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento forte.

Na quinta-feira e sexta-feira, o centro de baixa pressão migra para o Atlântico, onde se transforma em ciclone extratropical, e impulsiona uma frente fria com chuva e temporais isolados para Santa Catarina, Paraná, parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Este ciclone mais perto da costa do Sul do Brasil impulsionará ar frio de trajetória continental para o Sul e o Centro-Oeste do Brasil com queda acentuada da temperatura a partir de um centro de alta pressão continental no Norte da Argentina.

A circulação deste sistema será responsável por trazer chuva forte e volumosa ainda na quinta na metade Leste gaúcha que terá uma quinta de chuva, vento e frio. Na sexta, o tempo vai estar melhor e o sol aparece no Rio Grande do Sul com o afastamento da instabilidade.

Preparação para o Ciclone

Diante desse cenário, é fundamental estar preparado para lidar com os impactos do ciclone. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para se proteger:

  1. Fique atento aos alertas meteorológicos emitidos pelos órgãos competentes e siga as orientações das autoridades locais.
  2. Mantenha-se informado sobre as condições climáticas e evite áreas de risco, como encostas e áreas alagadas.
  3. Reforce a segurança da sua residência, verificando telhados, calhas e estruturas que possam ser afetadas pelos ventos fortes.
  4. Evite viagens desnecessárias e, caso precise sair de casa, verifique as condições das estradas antes de se deslocar.
  5. Tenha um kit de emergência pronto, com itens como água, alimentos não perecíveis, lanternas, pilhas, rádio e medicamentos.

Não se esqueça de acompanhar as atualizações sobre o tempo e ficar atento aos alertas emitidos pelos órgãos competentes. Mantenha-se seguro e informado durante essa condição climática adversa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.