Mais de 3 milhões de alunos brasileiros evadiram de universidade particulares em 2021

Em 2021, cerca de 3,42 milhões de alunos evadiram das universidades particulares brasileiras. Desse modo, 36,6% dos estudantes deixaram os seus cursos de graduação no ano passado. Os índices de evasão no ensino superior privado em 2020 e em 2021 são os maiores já registrados no Brasil. 

De acordo com os dados de uma projeção feita pelo Semesp (Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação), em 2020, o índice de evasão foi ainda maior, chegando a 37,2% (3,78 milhões de alunos).

O índice de evasão é ainda maior em 2021 em relação à modalidade de Educação a Distância (EaD). Conforme os dados do Semesp, entre os alunos matriculares em cursos EaD de universidade particulares a evasão foi de 43,3%.

Nesse sentido, o diretor-executivo do Instituto Semesp, Rodrigo Capelato, explica que os alunos mais afetados são o que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social:

“São os que geralmente precisam trabalhar para poder estudar. A maioria estuda à noite. E tiveram perda de emprego, ou perda de renda por trabalho informal. Eles não conseguiam mais pagar a mensalidade ou não tinham, inclusive, infraestrutura para poder assistir às aulas remotamente”.

Além do aumento nos índices de evasão, as universidades particulares sofreram também com o aumento da inadimplência no período da pandemia da covid-19. Os dois anos de pandemia registraram o maior índice de inadimplência de toda a história. Em 2020, o percentual foi de 9,9% de inadimplência, enquanto em 2021 o índice ficou em 9,4%.

Com informações do Semesp.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Vestibular 2022: Unicamp registra abstenção de 13,5% no segundo dia de aplicação das provas da 2ª fase.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.