Ensino superior: MEC registra recorde de abertura de vagas em 2021

O Ministério da Educação (MEC) informou na última sexta-feira (31) que foram criadas cerca de 600 mil vagas em cursos do ensino superior em 2021. O número de vagas criadas em 2021 é o maior desde 2015, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES).

Maior número de vagas foi para cursos EaD

De acordo com a pasta, das vagas criadas, 436,3 mil foram para cursos na modalidade de educação a distância (EaD). Outras 159,8 mil vagas criadas foram para cursos presenciais.

Conforme dados do levantamento, as vagas estão distribuídas nos 1.576 novos cursos autorizados em 2021. Desse modo mais de 650 instituições de educação superior foram beneficiadas.

Segundo o MEC, o curso que mais abriu vagas no ano passado foi o de enfermagem, com 112 autorizados. O segundo curso com mais vagas foi o de direito, com 108 autorizados. Em seguida, estão os cursos de pedagogia (90), psicologia (85) e administração (72).

Além disso, o MEC registrou também bons índices de reconhecimento e de renovação dos cursos de ensino superior. Os dados apontam que 925 cursos reconhecidos e 8,2 mil tiveram a condição de reconhecimento renovada em todo o país.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é a autarquia federal responsável pela avaliação dos cursos de ensino superior. Para a avaliação, o Inep considera diversos critérios. Entre os aspectos avaliados figuram a infraestrutura do curso e o corpo de professores que atuam no curso. Além disso, o órgão avalia também a organização didático-pedagógica da instituição.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também INEP: Estudantes que farão as provas do Enem 2021 em janeiro já podem consultar os locais de prova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.