UFC ofertará mais de 6 mil vagas no SiSU 2022 do primeiro semestre

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022 do primeiro semestre. De acordo com o documento, a oferta total da UFC é de 6.358 vagas.

As oportunidades são para 113 cursos de graduação ministrados nos campi da universidade localizados em Cratéus, Fortaleza, Quixadá, Russas e Sobral. O termo de adesão especifica ainda que 3.174 vagas serão para ampla concorrência, enquanto as demais vagas são para as cotas. 

Desse modo, 3.184 vagas estão reservadas segundo os critérios da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Com essa reserva, são contemplados os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública, com percentual para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

A classificação dos candidatos no SiSU é feita a partir do desempenho na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, só poderão participar da seleção os estudantes que tenham feito o Enem 2021. 

Veja o termo de adesão na íntegra.

UFC estabeleceu o mesmo peso para as provas

A UFC não exigirá nota mínima. No entanto, para participar do SiSU, o candidato não pode ter zerado nenhuma das provas e não pode ter feito o exame na condição de “treineiro”. Segundo o termo de adesão, a UFC definiu que, para todos os cursos, o peso das provas do Enem será 1.

As provas do Enem 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. De acordo com o Inep, os resultados do exame estão previstos para o dia 11 de fevereiro.

Inscrições do 1º processo seletivo

O MEC (Ministério da Educação) deve publicar em breve o edital de abertura do SiSU do primeiro semestre. O período de inscrição, que depende da publicação do resultado do Enem 2021, deve ser aberto na segunda quinzena de fevereiro de 2022, após o dia 11.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Vestibular 2022: Unicamp registra abstenção de 13,5% no segundo dia de aplicação das provas da 2ª fase.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.