Mães que trabalham: Como conciliar tudo?

As mães que trabalham podem, muitas vezes, encontrar uma série de dificuldades na estrada de suas carreiras. E não é para menos: em uma sociedade na qual o machismo ainda opera com muita força, é nas “costas” das mulheres que o papel de cuidar da criança permanece com mais intensidade.

Porém, existem algumas ações que podem ajudar essa mulher mãe, que ama o que faz, – e que não quer abrir mão da carreira. Neste conteúdo, apresentamos algumas dessas considerações importantes. Acompanhe para saber mais!

Como as mães que trabalham podem conciliar tudo?

Só as mães que trabalham sabem o quanto é difícil conseguir conciliar tudo. A rotina é pesada e cansativa, e o “trabalho” de mãe não tem “fim de expediente”. Ele acontece o tempo todo – até quando se está na empresa.

Por isso, saber lidar com os próprios limites e manejar uma rotina de trabalho mais saudável é fundamental para elevar a qualidade de vida. Veja algumas dicas que partem desse pressuposto:

1. Não tente ser uma super heroína – cuidado com a romantização!

Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas romantizando o que é ser mãe. Enxergam a maternidade como algo “extremamente lindo e mágico”. Embora realmente seja uma fase que muitas mulheres almejam atingir, a verdade é que ela acarreta uma carga emocional muito grande sobre a mulher.

A nova mãe precisa abrir mão de muitas coisas que gosta e, em alguns casos, deixa os próprios sonhos de lado para dar conta de tudo. O filho não nasce exatamente como um príncipe dos contos de fadas, afinal, trata-se de um ser humano real. Logo, a frustração por não ser a mãe que queria ter sido – ou por ter um filho que chora muito, por exemplo – pode aparecer.

Por isso, cuidado com a romantização e a idealização que você tem feito do seu filho e da maternidade! Não tente ser uma super heroína que resolve tudo sozinha, nem procure ser “a mãe perfeita”. Isso não existe, e a romantização pode somente sobrecarregar você.

2. Entenda que a sua rotina vai mudar – e tem coisas que não poderão ser como antes

A sua rotina vai mudar. É impossível manter exatamente a mesma vida de antes. Mães que trabalham têm sim novas responsabilidades – assim como os pais também.

Ter essa consciência evita que você se frustre com o fato de não conseguir dormir até tarde no fim de semana, ou se frustre com o fato de que não terá a quantidade de horas de lazer que gostaria.

Porém, procurar uma harmonia e um equilíbrio possível – e real – dentro disso tudo é muito importante. E isso vale para o trabalho também: levar coisa para casa talvez não funcione mais… Porém, você pode delegar! 😉

3. Não tenha medo de pedir ajuda quando necessário

Não sinta medo de pedir ajuda quando necessário. Lembra que comentamos que você não precisa ser uma super heroína? Pois é! Você pode – e deve!!! – pedir ajuda quando for necessário.

Só não pode ser das mães que trabalham e acreditam que precisam suportar tudo para serem suficientemente boas. Cuidado com os excessos e a autocobrança exacerbada.

Cuide de tudo com muito equilíbrio e priorizando a sua saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.