Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Grupo que ficou sem auxílio poderá receber R$ 1.200 de retroativo

Mães chefes de família que não receberam nenhuma parcela do auxílio emergencial tem direito agora a receber duas cotas dos valores retroativos. Isso graças a Lei 14.171 sancionada na sexta-feira (11).

Uma novidade é que em caso de cadastro para recebimento tanto da mãe chefe de família quanto do pai, com declaração do mesmo dependente, deve prevalecer o que a mulher declarou.

A ordem de quem informou os dados primeiros não será levada em consideração.

Durante a votação, a deputada Soraya Santos (PL-RJ)  disse que a lei foi resultado da luta de um grupo específico. “Isso foi fruto de uma grande articulação da bancada feminina junto aos líderes desta Casa. Faço o registro sobre a unidade da bancada feminina na luta para a derrubada desses vetos”, disse.

Saiba aqui tudo que você precisa saber sobre a nova rodada do auxílio emergencial 2021.

Mães chefes de família, veto e promulgação

A lei foi aprovada tanto na Câmara quanto no Senado, mas chegou a ser vetada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mesmo assim, o Congresso derrubou o veto em junho e a lei passou a valer.

O texto prevê que o pagamento retroativo seja feito ao pai ou mãe chefe de família monoparental que teve o auxílio emergencial subtraído ou recebido indevidamente.

Um dos casos para que isso aconteça é o conflito de informações da guarda dos filhos ou então fraudes em que criminosos recebam o auxílio no lugar da mãe ou pai que teria direito a cota.

No caso de conflito da guarda e declaração do mesmo dependente, como já dito, a mãe chefe de família deve receber o valor.

A lei também diz que caso seja feito o pagamento em duplicidade, o pai ou mãe deverão fazer a devolução dos valores para o governo.

Entenda o que é família monoparental

A família monoparental é quando só um dos pais fica responsável pelo sustento e criação dos filhos.

No Brasil, historicamente, essa tarefa recai geralmente sobre as mulheres – que são as consideradas mães chefes de família.

Canal de denúncia

As mães chefes de família poderão ainda contar com um canal para denúncias caso tenham o auxílio emergencial subtraído por outra pessoa: a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180).

Sendo que, de acordo com o governo, “o Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos”, diz o site oficial.

84 Comentários
  1. Erica santos Diz

    Sou mae aolteira nao recebo o bolsa familia e nao ganho o auxilio emergencial. Ja tentei me inscrever varias vezes e da que nao faco parte do grupo… Nao recebo nenhuma renda mensal e acho que tenho direito.

  2. Lucia toledo Diz

    Tenho 18 anos sem inprego tenho filha e nao recebi nennhuma parcela do auxilio

  3. Suelen noronha portella Diz

    Meu nome é suelen tenho 17 ano tenho uma filha de 1 ano sou mãe solteira ganho so bolsa familia 180 reais não ganho a pensão dela e so o dinheiro do bolsa familia não da pra compra o leite dela eas fraldas eas outras coisas que ela precisa perdi meu trabalho e não ganhei o auxilio desse mês nem do outro

  4. Priscila de Aquino Diz

    Eu sou mãe chefe de família e ganho somente 180.por mês de bolsa família..e por causa de 2 reais fui renovada a receber auxilio emergencial .estou só eu e Deis…..neste mundo….

  5. Laura Maria Fonseca subiu Diz

    Bom dia eu preciso muito desse auxílio por causa da menina de 8 meses totalmente solteira eu não tenho condições de ficar comprando as coisas para ela sozinha eu preciso muito desse auxílio

  6. Leidiane vieira Diz

    Tbm sou mãe solo eu já recebia 180 do bolsa família e continuo recebendo 180.mas muitas amigas q eu conheço recebem 375..e passamos as mesmas dificuldade.. …

  7. Geisa santos da conceição Diz

    Sou mãe solteira e tenho um bebê de 6 meses,ate agora só recebi parcela de 150 reais.preciso muito desse dinheiro pra sustentar meu filho pois não temos nem onde morar morro de farvo na casa de um irmão.

  8. Johanna ninivel Martínez camargo Diz

    EU só venezolana madre soltera tengo un filho de 2ano como pode vê meu auxílio também fue negado agora não tô trabalhando eu preciso de auxílio também pra pôde da comer a minha filho EU não tem família aqui Brasil só meu filho e eu meus familiares foro vora eu fiquei com MEU filho só pego de bolsas família só 130 y esso não dá comprar las coisa me ajudar pô favor

  9. Vanusa ventura de moura Diz

    Estou divorciada desde Abril deste Ano e não consegui recebe o auxílio devido ainda consta no dataprev o nome do meu ex marido quando fiz inscrição no bolsa Família em Abril do ano passado. Recebi ano passado o auxílio emergêncial. E esse ano não fui contempla por esse motivo. Não entendo mesmo. Moro eu e meu filho , sou diarista trabalho só duas vezes na semana . E preciso desse auxílio. Meu nome agora está como nome de solteiro. E quando fiz a inscrição do auxílio ano passado foi com o de casado. Não recebi o auxílio devido consta que ainda sou casada. O papel do divórcio saiu e não consta ainda na receita federal meu nome de solteira e nem Mãe solteira. Oque devo fazer para eu receber o auxílio esse ano?

  10. Adriana de Souza rocha Diz

    Sou mãe solteira recebie o ano passado o mais engraçado vcs tira de quem mais precisa e dar pra quem tem trabalho tem casa própria eu pago alugue sou responsável em tudo na minha casa meus filhos tá tudo parado o direito Sãengula tem que pagar pessoa mente quem tem bolsa família mais tá bom Deus e meu sustento e dos meus filhos

    1. Leticia Diz

      O Meu tá assim tbm sou casada no papel separei faz 9 10 mês ja dess e m recebi o auxílio.

  11. Maria de Fátima Conceição e Castro Diz

    Recebi 2020 mais esse não, foi negado disendo que recebo meio salário, NÃO É VERDADE, mandei um e-mail pra Dataprev disendo que não era verdade, não tenho meios de renda, camelo está sem trabalho, mais nem tiveram o trabalho de responder e fiquei sem ter o que fazer ou a quem recorrer, o pobre está só.

  12. Maria de Fátima Conceição e Castro Diz

    Tenho 64 anos sou só, tenho uma filha casada, não mora comigo, moro com uma irmã que não nos falamos há mais de 10 anos, cada uma se sustenta e o resto das dívidas são divididas, estou desempregada, tenho asma, dpoc, eficema pulmonar, recebi 2020 e esse foi negado, o que aconteceu, o que fazer?.

  13. Márcia Regina da Silva Pereira Diz

    Estou desempregada, recebi o auxílio nos valores de 600,00 e 300,00 de 2020. Mas o auxílio de 2021 não recebi.

  14. Renata da Conceição de Brito Diz

    Sou mãe solteira tenho 1 filho de 14 anos e só peguei 600 reais e agora tô pegando 150 como solteira sou casada no papel mais não estou mais com o pai do meu filho queria saber como que é isso.

  15. Vanderleia Ferreira de oliveira Diz

    Eu também presizo não consegui receber o auxílio

  16. Maria das dores da silva Diz

    Nao recebir ano passado minha quinta parcela nem recebir as que eram de 600 so recebir 300quero receber porque eu preciso.

  17. Vera Lúcia da Silva Azeredo Diz

    Sou intermitente inativo não me chamam para trabalhar, não consigo emprego fixo e estou sem nenhum auxílio! Como fica a situação dos trabalhadores intermitentes ajudem por favor!!!

  18. Nayrane Maria de jesus Diz

    Eu sou mãe solteira !tenho uma menina de 1 ano Não recebi esse auxílio nem no ano passado e nem nesse ano ! Vocês vão liberar um novo auxílio como faço pra receber ???

    1. Hamayca Santos Diz

      Me chamo Hamayca o meu tbm cancelado estou desempregada sou mãe chefe de familia tenho 2 filhos.
      Tem que tirar esse Presidente.

  19. Maria José Neta Diz

    Estou dezempregada e recebi o auxilio em 2020, mas agora 2021 não recebi, continuo desempregada e cem marido, preciso receber

  20. Valéria Bongestab Costa Diz

    Minha filha fez 18 anos esse ano e não conseguiu um emprego ainda ,como coloco ela pra receber o benefício?

  21. Sidimar bolette Diz

    Eu sidimar bolette recebi o auxílio emergencial ano passado…
    Mais este ano eu não to conseguindo me cadastrar …
    Pois estou desempregado. Como Fasso pra receber

  22. Stefani Diz

    Eu também não recebi das minhas filhas 2020 nem2021

  23. Elizeu Osório da Silva Diz

    Olá, recebi todas as parcelas ano passado e infelizmente não peguei nenhuma este ano, fui operado de aneurisma cerebral e infelizmente quem me ajudava até hoje era meu pai e minha mãe mas perdi os 2

  24. José Elvis Kohl Diz

    José Elvis Kohl Sou pai recebi em dezembro estou desempregado tenho uma filha 6anos está sem o CPF meu filho usou o dele pra ajudar a irmã ele arrumou um emprego por isso foi negado ele não mora comigo sou de Janeiro

  25. Elisângela mirian da Silva Diz

    Eu não consegui nenhuma parcela do auxilio pois no início da pam demia eu estava pegando a ultima parcela do seguro desemprego agora não consigo receber.

  26. Lucas Nathan de Souza Diz

    Bom dia,sou Lucas Nathan,tentei várias vezes fazer meu cadastro do auxílio emergencial,desde que começou, não consegui de jeito nenhum só falava que estava em análise,mas nunca completava o cadastro,tenho 22 anos , trabalho informal e faço alguns serviços como bico qdo aparece,moro sozinho em um quartinho do meu tio que ele me cedeu, porinquanto por favor me ajudem com este auxílio,tem tantas pessoas recebendo, sem necessidade e eu aqui mto necessitado.Nunca se quer recebi nenhuma parcela,por favor verifiquem e me dê uma resposta, se possível me incluírem neste cadastro eu serei mto grato.
    Não fiz a solicitação antes pq não conseguia e agora estou mandando este comentário.

  27. LUCIANADONascimentopinto Diz

    Eu sou mãe chefe de família comeu benefício foi cortado ele ano porque 2019 eu estava sendo dependente do meu companheiro mas agora não estou mais ele declarou imposto de renda é botou eu é poriso que comeu esse ano foi cortado eu preciso muito desse benefício sou autônoma tenho um filho que estuda si vocês puderem me ajuda eu agradeço

  28. José helenoo sousa Diz

    Fiz o cadrasto e nao tive o auxilio ermegencial eu nao tenho renda nenhuma moro perto da casa do pai e mãe eles me da de comer mas remedio pra depreção eu tomava agora quando não têm bebo cachaça pra combater o poblema. Por que trabalhei de carteira acinada em 1999 e2001 2002 2003 ate 2008 e reafixei 2010 atè 2015 e não tive direito no auxilio parece qui esse presidede ganhou meu voto porque eu votei nele mas ele não me reconheceu na proxima eu vou fazer a campanha pra não votar pra cer reconhecido.

  29. Maria helenice dos santos Diz

    Npa pago aluguel tenho problema de saúde não consigo mais trabalhar perdi movimento do meu pé não tô recebendo auxílio deste dezembro já constetei e nada é nada não to pegando merenda em casa sp. Porque é direito nosso meus filhos esta no ensino médio. Gostaria de saber porque

  30. Conceição de Jesus santos Diz

    Sou mãe solteira no primeiro auxílio foi negado por não colocar o CPF da minha filha então recebo do 150 $ .tem como reverter isso ?

  31. Dayana Diz

    Sou mãe chefe de família no cadastro único meu filho recebe uma pensão mora comigo mas quem recebe é o pai e ultimamente não vejo nem a cor desse dinheiro. Coloquei na justiça e agora perdoo auxílio porque como o menino está no meu cadastro acham que eu recebo a pensão. Me ajudem p favor! O que fazer?

  32. Adriana cristina rodrigues dos santos Diz

    Sou mae de um casal de gemeos e chefe de familia nao recebi desde de 2020 p auxilio de 1200 pois nao consegui colocar o cpf dos meus gêmeos .e agora em 2021 recebo só 150 reais como se morase sozinha queria saber como faço pra colocar as minhas crianças no meu auxilio emergencial pois sou chefe de familia.

  33. Alice Soares dos anjos Diz

    E como faz para agente ir se cadastrar para receber esse novo auxilio?? Pois não consegui receber ano passado

  34. Aline ferreira de oliveira Diz

    Eu recebi o auxílio no ano passado mas agora foi negado porque eu era dependente do meu companheiro em 2019 mas hj nao sou mas dependente de ninguém e lembrando q estamos em 2021 e pandemia ainda não acabou trabalho como autônomo e não tenho carteira assinada. Estou ferrada sem poder trabalhar e tenho um filho de 9 anos

  35. Leila Diz

    Mãe de uma casal de gêmeos e não fui aprovada auxílio emergencial. O pai não ajuda com exatamente nada. A avaliação da Dataprev é contraditória .

  36. Paulina mariano Diz

    Eu nao recebo menhun beneficio so porque meu filho recebe Loas eu nao tenho no meu cadastro. Pais do meu filho ele tem avaliar direito o cadAstro porque to sem dinheiro pai meu filho recebeu no meu no meu luga sendo que ele tem servico ganha muito bem porque voces ai nao ver isso

  37. Maria Cristiane Ramos Pereira Diz

    Eu não recebi nenhuma parcela do auxilio..Tenho um filho de 1 ano…Tbm n recebo o bolsa familia , fiz o cadrasto no mês de junho do ano passado mais nunca foi aprovado !😢

  38. Cleonice Diz

    Não consegui cadastrar minhas filhas e recebi o auxílio de 600,00. Como faço para rever o auxílio.

    1. Rosa Maria Diz

      Só mãe solteira e nunca recebi a cota de mãe solteira ,só recebia o valor do bolsa família será que ainda posso receber o atrasados .

  39. Zilar xavier do rosario saúgo Diz

    Eu tambem não recebi esse ano sou separada e consta no meu cpf que meu ex contribuiu em 2019.Mas isso é problema dele não estou mais com ele ja faz uns 3 anos e se ele contribuiu foi antes da pandemia agora depois da pandemia tamos todos desempregados por causa da pandemia.Eles nem sabem o que passamos e vão fazendo besteiras.Estou ferrada por causa disso.E agoraaa?

    1. Elaine Cristina Diz

      Estou passado pelas mesma situação.

  40. Tereza Cristina Barbosa da Fonseca Diz

    Sou mãe solteira, esse ano fiquei fora do auxílio, pois foi constada que eu era dependente do imposto de renda , é eu não sabia que meu ex marido ainda estava fazendo essa declaração em meu nome, soube esse ano , acho que devemos ter direito de nos defender , agora como faço pra me ter o direito do auxílio? Tive que procurar meu ex marido . E pedir pra ele me tirar como sua dependente da declaração de imposto de renda.

  41. Eliene Batista Diz

    Eu sou mãe solteira chefe de família desenpregada e não recebei nenhuma benefícios, tenho duas filhas.

  42. Eliene Batista Diz

    Eu sou mãe solteira chefe de família desenpregada e não recebei nenhuma benefícios.

  43. Bruno Ferrara Neto Diz

    NÃO ESTAMOS RECEBENDO NO CADASTRO ÚNICO APENAS EU E MINHA HÁ MULHER
    NEM MEUS TRÊS FILHOS ESTÃO CADASTRADOS

  44. Vera Lucia Nunes Sousa Diz

    Não recebi o auxílio, porque não estou escrita no Cadastro único, também não estou no do esposo, tanto eu quanto ele estamos desempregados, sou transplantada,de rim, não recebo nada do governo,no entanto,ele recebeu como solteiro, sendo que era até duas parcelas por família!

  45. Aniely Diz

    Eu também não receber esse ano consta que meu marido trabalha.

  46. Maria Elma Nunes de Lima Diz

    Sou mãe solteira idosa 67 anos com comorbidades que me traz muitas limitações. Tenho três filhos com deficiência intelectual, esquizofrenia que os impedem de trabalhar. Tenho o bolsa família desde 2018.O ano passado recebi o auxilio emergencial de mãe solo porém esse ano não estou recebendo este valor.Não ser a quem recorrer

  47. Daiana Aparecida Arantes Mariano Diz

    Este ano não recebi nenhuma parcela do auxílio. Com um monte de problemas de saúde, e sexta já peguei as papeladas paea operar a outra mão novamente. Inflamação crônicas nos ombros. Túnel do carpo nas duas mãos, tendenite cônica nos dois pulsos, cervicolbralgia, desfiladeiro toraxico, pico de papagaio e hernia de disco na coluna. E não recebo nem uma ajuda do governo. E meu marido paga 700 reais de aluguel mais água força, e temos uma filha de 10 anos. Enquanto vagabundos que tem saúde, não trabalha porque não quer! Porque governo sustenta! Trabalhar p que né!

  48. Kelly Pereira da Silva Diz

    Eu recebi o auxílio ano passado pq estava desempregada esse ano continuei sem emprego não moro com meu esposo minhas filhas são de menor .ainda continuo sem renda sou chefe de família da minha casa

  49. Ivanete aparecida. machado Diz

    Moro sozinha nao estou mais com o meu conjuje
    Estou com depressão e desempregada e foi negado meu auxilio esse ano

    1. Rosangela Aparecida Rodrigues Diz

      Sou mãe chefe de família e não recebi nem na primeira vez e nem agora o valor de chefe de família sou mãe divorciada e cuido do meu filho caçula soxinha

  50. Maria Rita Diz

    Nào recebi o auxílio esse ano , porque consta que minha renda é alta. Meu companheiro contava no auxílio do ano passado, só que não vivo com mais com ele . Estou sem renda no momento, meu filho de 20 anos está desempregado e eu também. Vivo de ajuda dos outros e fazendo algum bico quando aparece.gostaria de saber porque foi negado , gostaria de saber como eles fazem essa análise ,sem ter conhecimento da situação que estamos vivendo no momento.nem opção de nós explicar eles deram.

    1. Mônica Cavalcanti santos de Oliveira Diz

      Não recebi o auxílio costa que o cpf do meu filho mais velho ele não mora não mora comigo ele e casado ano passa eu recebi sou mãe solteira estou sem renda vivo de bico quando aparece como faço pra receber novamente.

  51. Geni da Costa Nunes Leite Diz

    Sou mãe solteira nunca recebi auxílio emegecial como faz pra receber

  52. Neide Oliveira Passos Diz

    Quando o pai usa o cpf dos filhos sendo a guarda da mãe, o que fazer?

  53. Evani Bastos Diz

    Esse auxílio que está pra sair para as mães chefes de família se refere a esses R$ 375,00 que estamos recebendo este ano?

  54. Poliana Silva Diz

    Eu me escrevi no auxílio emergecial e nunca tive resposta, sempre que eu abria o cadastro dava está em análise. minhas esperanças já se foi…….

  55. Jaine pereira dos santos Diz

    Eu nao recebi nem uma parcela do auxilio tenho um filho de 4 meses e meu companheiro nao consegue serviso

    1. Aldenora araujo de miranda Diz

      Eu ganho 305 da bolsa mais nao recebo os 375 que auxilio

  56. Ciele Dias Azevedo Armando Diz

    Eu não recebi esse ano o auxílio emergencial sou mãe de três filhos menores estou desempregada faço parte do Cadastro único e não fui aprovada pra receber o auxílio emergencial

  57. Jaine pereira dos santos Diz

    Eu nao recebi nem uma parcela do auxilio tenho um filho de 4 meses e meu companheiro ta desempregado

  58. RENILDA Diz

    Eu sou mãe solteira recebi as 4 paselas de 1.200 a de agosto não recebi a ,5 parcela .e continuei recebendo as de 6.00 .eu só não entendi pq não recebi a 5 parcela de 1.200

  59. Isabel dos Santos Silva Diz

    Eu tor desempregada de dezembro e não tiver como mim escreve no auxio sou mãe e pai do meu filho e Tou muito precisando dese dinheiros que Deus mim ajudar que eu poss aínda receber.

  60. Débora Maria das Neves Souza Diz

    Eu não recebi o auxílio este ano, no aplicativo da caixa diz que fui aprovada porém quando liguei no 111 lá diz que não tem auxílio aprovado para minha família.

  61. Elisa Diz

    Tenho 4 filhos , não recebo bolsa família , meu marido e eu estamos desempregados . Meu marido recebeu apenas a 1 parcela e teve o auxílio cancelado e eu não recebi nenhuma. Por favor me ajudem a resolver essa situação.

  62. Raquel Diz

    Eu sou mãe solteira e não peguei o auxilio este ano como eu Fasso para ter direito

  63. Maria katiana pereira de aquino Diz

    Não recebi auxílio este ano foi negado tenho 4 filhos e estou gestante eu e meu companheiro estamos desempregado .

  64. Zildete da Silva Reis Diz

    E eu na primeira vez eu estava casada e hoje solteira e desempregada e não recebi o auxílio.

  65. Vanessa Diz

    Estou desempregada
    Sou mãe solteira
    Sem renda e não consegui receber

    Muito triste 😞
    Trm gente q bem precisa e recebe

  66. Andrea Diz

    Eu não recebi como faço para receber

    1. durcilene dos santos Diz

      oi boa tarde eu recebi so as 5 primeiras de 1200 as 4 de 600 nada ate hoje

  67. Maria José de Aquino Alves dos santos Diz

    EU não recebi sou mae chefe de família sou diarista

    1. Roberta silva de sousa Diz

      Eu nao recebe o auxilo este ano.

  68. Marcia Oliveira Assunção Diz

    Eu também sou mãe solteira e chefe de família e esse ano não recebi o auxílio

  69. Daniely FERNANDES FERREIRA Diz

    Eu nao recebi auxílio emergencial tenho 4 filhos e sou solteira

  70. Larissa Diz

    Tenho o pai do meu filho no cadastro mais me separei dele faz 2 anos e hj tenho mais duas filhas como faço pra está recebendo o valor de chefe de família

  71. Selma Loureiro Menezes Diz

    Sou mãe solteira recebo 82 reais do bolsa família e não recebi o alxilio gostaria de saber porque se estou desempregado

  72. Natália De Lima Trecente Diz

    E como faço para receber o meu

  73. Adeline Henry Diz

    Eu sou mãe solteira , Haïtiana que vive no Brasil e meu Filho nasceu aqui no Brasil.
    Eu nunca recebeu o auxílio emergêncial
    Estou desempregada desde janeiro
    O que eu posso fazer

    1. Eliane Santos Pereira Diz

      Eu sou mãe solteira tenho dois filhos e só tiro 130 Pq ñ tô recebendo auxílio emergencial

  74. tais neves Farias Diz

    eu não peguei o auxílio esse ano .sou chefes de família. sou solteira. …

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.