Lula na ONU: Presidente cobra ações de países ricos sobre desigualdade social (Confira!)

Seu primeiro discurso na Assembleia Geral foi há 20 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o primeiro discurso entre os chefes de estado nesta terça-feira (19/09), na Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU). A princípio, em sua fala, ele afirmou que o mundo está cada vez mais desigual. Sua primeira participação no encontro em Nova York nos EUA foi há cerca de 20 anos.

Ademais, em seu discurso de cerca de 21 minutos, que abriu a Assembleia Geral da ONU, Lula falou que o “Brasil voltou”. O presidente cobrou uma maior ação dos países mais desenvolvidos, no sentido de agir para o combate à fome e à desigualdade social em todo o mundo. Ele também promoveu a paz entre as nações.

Um outro assunto que merece destaque relativo ao discurso de Lula na ONU é o combate às mudanças climáticas, um assunto que tem sido recorrente em seus encontros internacionais, desde a Cúpula da Amazônia, em agosto deste ano. O presidente também defendeu uma nova reforma de instituições internacionais.

Aliás, durante sua fala na assembleia, Lula, ao tratar da necessidade de paz no mundo, falou sobre o conflito armado, a guerra na Ucrânia, e de outras situações semelhantes que tem acontecido em todo o planeta. Ele disse que há uma perda de credibilidade progressiva relacionada ao Conselho de Segurança da ONU.

Discurso na ONU

Analogamente, vale ressaltar que o Conselho de Segurança da ONU é formado pelos Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Rússia. Lula também falou em seu discurso, em relação à fome, que atualmente, cerca de 735 milhões de pessoas em todo o mundo vão dormir sem saber o que deverão comer no dia seguinte.

Em síntese, de acordo com Lula, “Há 20 anos, ocupei esta tribuna pela primeira vez. Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade, reafirmando o que disse em 2003. Naquela época, o mundo ainda não havia se dado conta da gravidade da crise climática. Hoje, ela bate às nossas portas”.

Dessa maneira, o presidente afirmou que as mudanças climáticas destroem as casas da população, suas cidades, seus países, trazendo um maior sofrimento principalmente para as pessoas mais pobres. Ele disse que atualmente, sobre a fome, mais de 735 milhões de pessoas são afetadas, em todo o mundo.

Lula durante seu discurso na ONU, tornou a desigualdade social seu tema principal. Ele citou a questão ao falar sobre a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Enfim, ele disse que o Brasil se compromete a implementar todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de forma integrada e indivisível.

Discurso de Lula na ONU
Discurso de Lula na ONU/Fonte: Agência Envolverde

Falas do presidente

Segundo Lula, seu governo espera alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira através de um 18º objetivo além dos 17 apresentados. Ele afirmou que a adoção de diversas ações relacionadas ao tema será voluntária. O Brasil é o primeiro país a realizar um discurso nesta primeira fase da Assembleia da ONU.

O presidente também falou em seu discurso, sobre os programas sociais do Governo Federal como o Brasil sem Fome e o Bolsa Família. Ele citou uma lei aprovada em 2023 que estabelece a obrigação de organizações empresariais brasileiras pagar salários iguais a homens e mulheres na mesma função.

Repercussões do discurso na ONU

A deputada federal Rosângela Moro (União-SP), fez duras críticas ao discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU. Dessa forma, ela falou principalmente sobre uma parte da fala do presidente em que ele cobra dos países mais ricos, uma maior reação às injustiças sociais presentes em todo o mundo. Ela disse que foi um “show de hipocrisia”.

De fato, a deputada federal questionou o porquê de Lula não criticar, por exemplo, a censura de jornalistas em Cuba, os famintos na Venezuela, os cristãos perseguidos na Nicarágua, e a invasão da Rússia à Ucrânia. Segundo ela, “a coragem para indignar-se que ele pede aos países mais desenvolvidos, ele mesmo mostra que não tem”.

Em conclusão, Lula participou nesta terça-feira da abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Essa é a oitava vez que o presidente abre os discursos dos chefes de estado presentes. Na segunda-feira, ele participou de encontros bilaterais com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.