Lula indica criação de novos projetos para os mais pobres. Veja lista

Lula indica criação de novos projetos para os mais pobres. Veja lista

De olho na popularidade, Lula deverá anunciar nas próximas semanas novos projetos para a população mais pobre do país

As últimas pesquisas de popularidade ligaram um alerta amarelo dentro do Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vem conseguindo usar o governo para crescer a sua aceitação dentro da população. Agora, o plano do poder executivo é agir o quanto antes.

De acordo com informações de bastidores, uma das ideias para tentar resolver o problema é anunciar em sequência uma série de novos projetos para ajudar a população em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, o plano é usar o orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Se tudo sair como planeja o governo federal, a ideia é lançar todos os novos programas até o próximo dia 15 de abril. Já nesta semana, Lula inicia a sua rodada de viagens pelo nordeste, começando pelo estado de Pernambuco nesta quinta-feira (4).

A lista de projetos

Abaixo, você pode conferir uma lista com alguns dos projetos que poderão ser anunciados pelo governo federal no decorrer das próximas semanas. Como dito, a ideia é atender sobretudo as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

  • Água para Todos

Um dos projetos que será anunciado é o Água para Todos, que tem como objetivo levar água potável para zonas rurais de 17 estados do país. Pará, Ceará e Bahia serão algumas das unidades da federação que receberão a maior parte dos recursos.

  • Novos ônibus

Outro projeto prevê levar mais ônibus elétricos, ou menos poluentes, para as principais cidades brasileiras. O projeto poderá funcionar por meio de acordos entre o governo federal e os estados. Os ônibus poderão ser adquiridos através de um financiamento com juros mais baixos do que os praticados atualmente no mercado.

  • Obras em periferias

Também há previsão de lançamento de um projeto para melhoria da infraestrutura de periferias pelo país. O programa ainda não tem nome definido, mas prevê o custeio de obras de saneamento básico, contenção de encostas, sistema viário e a iluminação pública nessas áreas.

Lula indica criação de novos projetos para os mais pobres. Veja lista
Nova rodada de projetos deve focar também nas periferias. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
  • Crédito do Cadúnico

Neste mesmo pacote, o governo federal também pretende lançar um novo crédito para pessoas de baixa renda. O foco está nos cidadãos que fazem parte do Cadúnico, a lista do governo federal que reúne os nomes dos brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social.

Os detalhes deste crédito ainda não foram divulgados. Mas a ideia geral é que o cidadão vai poder pegar o dinheiro caso queira empreender. O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome também está trabalhando nesta proposta.

  • Voa Brasil

Também neste mês de abril, o governo federal quer lançar o programa Voa Brasil. Alardeado desde o ano passado, o projeto em questão prevê a disponibilização de passagens aéreas mais baratas para qualquer trecho do país. Apenas aposentados e alunos do Prouni poderão ser atendidos neste primeiro momento.

Lula impaciente

De acordo com informações de bastidores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria impaciente com a falta de resultados dos programas sociais lançados até aqui. Internamente, ele vem criticando o baixo alcance de projetos como o Farmácia Popular, por exemplo.

Recentemente, o petista também não poupou críticas ao Desenrola. Embora tenha elogiado o desenho do programa, o presidente disse não entender por que boa parte da população não procurou o sistema para negociar as suas dívidas junto aos credores.

“Nós fizemos um programa genial. Se o pessoal que discute Prêmio Nobel de Economia estiver me ouvindo, eles precisam pegar a turma da transição nossa, a turma de transição da minha campanha e a turma do Haddad e dar o prêmio Nobel de Economia porque nada é mais inteligente que o Desenrola”, disse o presidente.

“Mas desses 72 milhões (de endividados), só apareceram 10 milhões de pessoas pra fazer a renegociação. E desses 10 milhões,8,7 milhões (negociaram dívidas) de até R$ 100. Então, companheiro Paulo Câmara (presidente do Banco do Nordeste), cadê os devedores que não apareceram? Fazendo negociação de até 90% de desconto?”, concluiu Lula.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.