Livros para melhorar a redação: conheça alguns

Leitura é algo benéfico de diversas formas para as pessoas e, quando o objetivo é estudar para escrever melhor, isso não é diferente. Nesse sentido, existem livros para melhorar a redação, os quais servem tanto para aprimorar a escrita quanto para trazer um repertório que você poderá utilizar no texto dissertativo.

Sendo assim, neste texto, você conhecerá os melhores livros com dicas para melhorar sua escrita e alguns que você pode ler a fim de extrair informações e conhecimentos relevantes para diversos temas que aparecem em redação dissertativa-argumentativa. Acompanhe!

Quais são os melhores livros para aprender a fazer redação?

Primeiramente, conheça a seguir os livros para aperfeiçoar sua habilidade de escrita e seu conhecimento de redação para concursos e vestibulares.

Escrever Melhor: Guia para Passar os Textos a Limpo

Esse livro serve não apenas para ajudar em redação de concursos ou vestibulares, como alguns outros que veremos aqui no texto, mas também para profissionais que trabalham com escrita, como jornalistas.

As autoras Dad Squarisi e Arlete Salvador, professora e jornalista, respectivamente, focam bastante uma escrita sem prolixidade, com clareza. Além disso, elas abordam desde a organização de ideias no texto até a pontuação e, inclusive, as “ciladas da língua portuguesa” para que você possa evitá-las — como o caso do verbo “haver”, “ora” ou “hora”, “de mais” ou “demais”, entre muitos outros.

Redação para Concursos e Vestibulares: Passo a Passo

Esse sim, como o nome diz, é mais focado em estudantes de concursos e vestibulares. Nele, temos novamente a autoria de Dad Squarisi, junto a Célia Curto. O livro apresenta 35 lições — o passo a passo —, sendo algo mais prático para sua redação, e, ao final, há exercícios respondidos e comentados para que você possa estudar e absorver os conhecimentos passados.

Redação Infalível

Esse livro se baseia no método criado por Débora Aladim, que tem um canal do YouTube bem conhecido sobre redação. Ele foca a prova do ENEM, porém, apresenta dicas com as quais tanto concurseiros quanto vestibulandos em geral podem se beneficiar.

Um ponto interessante é que ele mostra, além de como escrever uma redação, como ela será corrigida. Além disso, o livro tem uma parte dedicada apenas para métodos de aprendizado, ensinando como estudar com mais eficácia.

O que ler para melhorar a redação?

Agora, veja os livros mais relacionados à aquisição de repertório para sua redação.

O Sol é Para Todos, Harper Lee

O livro se passa nos Estados Unidos nos anos 1930 e mostra o que um advogado enfrenta ao defender um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. Assim, há muito racismo e injustiça, e você pode usá-lo como repertório nos temas relacionados à desigualdade de gênero, entre outros.

Eu sou Malala, Malala Yousafzai e Christina Lamb

Malala é uma garota que defendeu o seu direito à educação, bem como o de todas meninas. Por isso, ela foi baleada pelo Talibã. Sendo assim, o livro conta sua história de luta e é útil para temas como democratização da educação, direito das mulheres, desigualdade de gênero e terrorismo.

Esses foram os livros para melhorar a redação separados a fim de que você consiga ir bem na sua prova. Não deixe de pesquisar mais sobre eles para saber qual atende mais às suas necessidades e, assim, adquirir o conhecimento que eles oferecem.

Achou o texto útil? Compartilhe-o nas redes sociais para ajudar mais pessoas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.