Citações para redação: conheça 3 para usar como repertório

Ao saber da importância do repertório no momento de fazer seu texto dissertativo-argumentativo em concursos, vestibulares, ENEM etc., surge a necessidade de encontrar bons filmes, livros, músicas e, inclusive, citações para redação.

Assim, a seguir, você verá algumas, entendendo como usá-las e relacioná-las com temas de redação e, ainda, aprenderá de que modo incluí-las no texto, considerando que há dois tipos de citações: diretas e indiretas. Continue a leitura!

Quais as melhores citações para redação?

1. “Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar.” — Nelson Mandela

Essa questão do ódio faz essa citação poder ser incluída em qualquer tema relacionado a violência — contra mulheres, idosos, crianças etc. — e até mesmo ao bullying nas escolas. Pode-se fazer uma abordagem dizendo que esses problemas ocorrem devido à educação, que desde cedo deve ensinar a amar (respeitar), e não odiar.

2. “O homem está condenado a ser livre, pois, uma vez lançado ao mundo, ele é responsável por tudo o que faz” — Jean Paul Sartre

Essa citação traz uma reflexão de como a escolha de atos do ser humano traz consequências, o que o responsabiliza por eles. Nesse sentido, você pode incluir esse pensamento na sua redação, relacionando-o com questões ambientais, por exemplo, já que grande parte dos problemas no meio ambiente provém das decisões do Homem.

3. “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido” — William Arthur Lewis

Essa aqui é autoexplicativa. Em qualquer tema relacionado a educação, ela pode servir. Por exemplo, é possível usá-la na sua argumentação ressaltando que a educação não pode ser vista como uma despesa, e sim como um investimento, já que ela tem papel fundamental na produtividade, que traz retorno econômico positivo.

Como fazer citações em uma redação?

As citações na redação podem ser feitas de forma direta, indireta ou por meio de uma paráfrase. A primeira ocorre da mesma maneira que as citadas aqui no texto, isto é, você escreve a frase exatamente do jeito que ela é e a coloca entre aspas. Por exemplo: Immanuel Kant disse: “O Homem é aquilo que a educação faz dele.”.

Já na indireta, você coloca a citação entre as suas próprias palavras, mostrando mais a sua interpretação, como “De acordo com Immanuel Kant, o Homem é aquilo que a educação faz dele.”. Ela também pode ocorrer por meio da paráfrase, que nada mais é que escrever com outras palavras, se você não quiser escrever a frase exatamente do jeito que foi falada pela pessoa.

Agora você já conhece mais algumas citações para redação, as quais são ótimos repertórios para utilizar nessa situação. Lembre-se de que é importante saber relacioná-las com o tema, e não apenas jogá-las no seu texto aleatoriamente. Além de tudo, use as dicas sobre citação direta e indireta para não haver erros ao usar esse tipo de repertório.

Gostou das informações? Continue no site para mais dicas de redação e muito mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.