Livros para entender o Brasil Império: confira!

Descubra quais são eles!

Livros para entender o Brasil Império: sugestões para os seus estudos

O termo “Brasil Império” é usado para denominar o período da história do Brasil que começou no ano de 1822 e terminou em 1889.

Questões sobre o período são muito frequentes dentro das principais provas do país, com um destaque para a prova do ENEM, os concursos e os vestibulares.

Assim, você não só deve estudar esse assunto, mas também deve revisar com frequência as suas principais características. E que tal fazer isso por meio de livros?

Isso mesmo! Você pode estudar esse assunto da história do Brasil enquanto aprecia a leitura de um bom livro. Vamos conferir, a seguir, sugestões de livros sobre o Brasil Império.

História do Brasil Império

O livro “História do Brasil Império” foi escrito pela historiadora Miriam Dolhnikoff. A obra oferece um panorama geral da época para os leitores, com um foco na contribuição do Primeiro e do Segundo Reinado para a formação da identidade brasileira.

Dolhnikoff mostra como as principais figuras do mencionado período, com um destaque para o imperador D. Pedro II, buscaram criar uma identidade forjada e fruto de interesses europeus. A estudiosa ressalta também as formas de permanência dessa identidade até os dia de hoje.

A política da escravidão no Império do Brasil 

O livro “A política da escravidão no Império do Brasil” foi escrito pelo historiador Tâmis Parron com o objetivo de criar um retrato da sociedade escravocrata presente no Brasil Império.

O pesquisar analisa o século XIX com um foco especial, dando espaço para um denso debate sobre as contradições e as consequências do lento e gradual processo de abolição da escravidão brasileiro. 

As barbas do imperador

“As barbas do imperador” é um livro escrito pela historiadora Lilia Moritz Schwarcz.

Schwarcz cria uma biografia do imperador D. Pedro II, analisando diversos dilemas e mitos que foram inventados sobre a sua figura.

Ainda, a historiadora também analisa a contribuição das atitudes do imperador para a criação de uma nova identidade para o Brasil Império a partir da segunda metade do século XIX, com a consolidação do Segundo Reinado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.