Movimentos literários no ENEM e vestibulares: descubra o parnasianismo

O termo “parnasianismo” é usado para denominar um movimento literário que surgiu na França, na segunda metade do século XIX.

O movimento é abordado com frequência por questões de literatura dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o parnasianismo. Vamos conferir!

O que foi o parnasianismo?

Como mencionamos, o parnasianismo foi um movimento literário que surgiu no século XIX, principalmente na França, mas também teve impacto em outros países, como Brasil e Portugal. O movimento valorizava a forma, a estética e a objetividade na escrita, em contraste com o subjetivismo romântico.

O termo “parnasianismo” foi criado a partir do monte Parnaso, na Grécia, considerado o local de moradia das musas da mitologia grega. Isso porque, os poetas parnasianos buscavam inspiração nessa ideia de perfeição estética e na busca pelo equilíbrio nas composições poéticas. Além disso, afirma-se também que o nome do movimento tem base em antologias publicadas em Paris, em 1866, Parnase Contemporain.

O movimento contribuiu para uma renovação estética na poesia, valorizando a forma e a técnica e deixando um legado importante na literatura.

Contexto histórico do parnasianismo

Com origem no final do século XIX, o Parnasianismo foi um movimento literário que aconteceu de forma simultânea ao Realismo e ao Naturalismo.

O Parnasianismo foi um movimento com grande destaque no Brasil, embora também tenha se manifestado em outros países, como Portugal. No Brasil, a obra inaugural do Parnasianismo é Fanfarras, de Teófilo Dias.

Principais características do parnasianismo

Com base no culto da forma, na impessoalidade e na impassibilidade, o movimento tem características predominantemente antirromânticas. É válido destacar que os autores do Parnasianismo criticavam fortemente a simplicidade da linguagem, a valorização da paisagem nacional e o sentimentalismo.

Dessa forma, os autores do Parnasianismo propunham uma poesia de linguagem rebuscada e racional, baseando-se nos modelos clássicos para contrapor os exageros do romantismo.

Veja outras características importantes do movimento literário a seguir:

  • Busca pela perfeição formal;
  • Preferência por descrições;
  • Rimas raras;
  • Objetivismo;
  • Racionalismo;
  • Universalismo;
  • Exaltação da mitologia greco-latina;
  • Rejeição ao lirismo;
  • Valorização da ciência.

Em relação aos temas abordados pelas produções do movimento, pode-se afirmar que a temática abordada pelos poetas parnasianos era ampla. Esses poetas exploravam diversos temas, como o amor cortês, paisagens, cenas históricas e mitológicas.

Além disso, a natureza era frequentemente utilizada como metáfora para expressar ideias abstratas. Os parnasianos encontravam na natureza elementos para simbolizar a transitoriedade da vida ou a efemeridade dos sentimentos.

Principais autores do parnasianismo

Como mencionamos, o parnasianismo esteve presente também no Brasil, apesar de ter sido criado na Europa.

Olavo Bilac é considerado o maior representante do Parnasianismo brasileiro. Ele foi um poeta e jornalista que produziu uma obra caracterizada pela perfeição formal, linguagem precisa e temáticas que abordam desde o amor cortês até a reflexão filosófica.

Além de Bilac, Alberto de Oliveira também se destacou enquanto um dos principais expoentes do Parnasianismo brasileiro. A sua produção poética era marcada pela precisão métrica, vocabulário rico e pela descrição da natureza.

Raimundo Correia foi um poeta do parnasianismo brasileiro. Sua poesia apresenta influências simbolistas, além dos traços característicos do Parnasianismo, como o cuidado com a forma, a rima precisa e a linguagem objetiva.

Não podemos esquecer de mencionar também Vicente de Carvalho que, embora tenha transitado por diferentes correntes literárias, também foi influenciado pelo Parnasianismo. Sua poesia combina a busca pela perfeição formal com a valorização das paisagens brasileiras e das emoções mais sutis.

Outros representantes do parnasianismo brasileiro foram: Augusto de Lima, Bernardino Lopes, Fontoura Xavier e Múcio Teixeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.