Liquidez e rentabilidade: entenda as características dos principais indicadores financeiros

Liquidez e rentabilidade: confira qual o significado de cada um dos indicadores e qual é a dinâmica entre eles. Veja mais detalhes!

Liquidez e rentabilidade: confira qual o significado de cada um dos indicadores e qual é a dinâmica entre eles.

Liquidez e rentabilidade: entenda as características dos principais indicadores financeiros

Dois termos muito utilizados atualmente, principalmente quando o assunto é investimentos, são liquidez e rentabilidade, entretanto, é comum que haja uma certa confusão na distinção desses termos. Confira abaixo quais são as características de cada um desses indicadores e qual é a relação entre eles.

Liquidez

A liquidez se caracteriza pela capacidade de transformar o ativo em caixa. Em outras palavras, é a capacidade de obter o retorno financeiro de um investimento realizado. Por exemplo, quando um cliente compra um título a liquidez será o período necessário para que o título possa ser resgatado.

Levantando outro exemplo, quando uma empresa compra material para o estoque a liquidez é o período decorrido até que a empresa consiga vender o estoque e receba o valor em caixa.

Rentabilidade

A rentabilidade se refere ao valor de retorno obtido. Quando um cliente compra um título a rentabilidade é o valor que será obtido através dos juros da referida aplicação. No caso de uma empresa, a rentabilidade é obtida através de um investimento de longo prazo.

Liquidez x Rentabilidade

A relação entre os indicadores é oposta, ou seja, a medida que um aumenta o outro diminui. Seguindo os exemplos anteriores, um investimento com um alto índice de liquidez não será muito rentável, logo, um investimento rentável não terá uma alta liquidez.

Como um exemplo prático, quando um investidor analisa as opções disponíveis, deve levar em consideração o período de cada investimento, já que será o fator determinante. Um investimento com um período de 90 dias não será muito rentável, pois o foco é a liquidez, ou seja, o retorno do valor investido acrescido dos juros no menor tempo possível. 

Neste mesmo exemplo, um investimento com um período de 24 meses será mais rentável e menos líquido, já que, devido ao período que o dinheiro ficará retido junto ao banco os juros oferecidos ao investidor são maiores.

O período determina a característica do investimento

Portanto, o período será o fator que determinará a característica do investimento. Quanto mais tempo o valor investido fica em posse do banco, por exemplo, maior serão os juros praticados, da mesma forma, quanto menos tempo o valor ficar em posse do banco os juros praticados serão menores.

É importante ressaltar que, em relação ao estoque de uma empresa, essa relação só será verdadeira caso a empresa comercialize produtos e/ou serviços sob medida. 

No contexto geral, o ideal é que o estoque fique parado o menor tempo possível, já que corre o risco de entrar em obsolescência, e, consequentemente, perder seu valor de mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.