Como fazer limpeza detalhada no guarda-roupa

Veja como deixar o seu perfeito e impecável

Você sabe como fazer limpeza detalhada no guarda-roupa? Esse móvel existe em todas as residências e é muito útil para armazenar tanto roupas quanto também outros itens de uso pessoal.

Entretanto, por vezes, costumamos nos descuidar com a limpeza detalhada dele e isso propicia o acúmulo de poeira, mofo e outros microrganismos perigosos para as pessoas.

Para te ajudar com essa tarefa e dar dicas especiais para lidar com ela, separamos uma lista de coisas que você precisa fazer. Acompanhe a seguir.

A importância de limpar bem o guarda-roupa

O guarda-roupa sempre deve permanecer limpo. Isso por conta de acúmulo de poeira e de outros microrganismos que prejudicam o trato respiratório.

Além disso, quando não se realiza a limpeza de forma periódica, você acaba por facilitar a proliferação desses ácaros e até do mofo para as roupas de cama.

Quando dormimos com uma roupa de cama com cheiro de mofo é muito desagradável, não é mesmo? Justamente por isso é importante manter a higiene sempre e não deixar que a sujeira fique impregnada.

Como fazer limpeza detalhada no guarda-roupa?

A partir de agora você verá nossas dicas especiais para realizar uma verdadeira faxina no seu guarda-roupa de forma prática e muito efetiva. Acompanhe e veja como fazer esse processo hoje, se livrando de uma vez por todas do mofo e dos ácaros.

Elimine itens desnecessários para fazer uma limpeza detalhada no guarda-roupa

Antes de tudo, é preciso ter em mente que num guarda-roupa sempre armazenamos diversos tipos de itens desnecessários. Seja roupas que não usamos mais, ou mesmo certos tipos de itens que acabamos por esconder em algum local.

De todo modo, esses itens em acúmulo acabam por facilitar a poeira de se instalar. O primeiro passo aqui é retirar de dentro do móvel tudo o que não for necessário e que você não precise mais.

Se forem roupas, você pode separar para doação as que estiverem em bom estado para uso. Os objetos, pode criar um outro local para guardar ou até mesmo jogar fora tudo aquilo que estiver apenas acumulando espaço.

Cuide das roupas que estão guardadas

Veja como fazer limpeza detalhada no guarda-roupa - Reprodução Canva
Veja como fazer limpeza detalhada no guarda-roupa – Reprodução Canva

Depois que você se livrar de tudo o que não serve mais para você, então é a hora certa de retirar todas as roupas que estão no seu móvel e colocar para lavar. Assim, a sua limpeza detalhada no guarda-roupa é mais efetiva.

Pode parecer uma medida um tanto quanto extrema, mas você verá que é muito necessária, já que as roupas podem estar contaminadas com mofo, poeira e também ácaros.

Coloque as roupas para bater na máquina e capriche no vinagre e no amaciante se preferir. Assim, você elimina maus odores de uma vez por todas e já as deixa prontas para entrar no guarda-roupa higienizado.

Lembre-se, de nada adianta fazer a faxina do guarda-roupa se você irá devolver as roupas mofadas para dentro dele em seguida.

Limpe as superfícies

Para uma limpeza detalhada no guarda-roupa isso é muito importante. Faça uma mistura de partes iguais de água fervendo e vinagre e coloque dentro do seu guarda-roupa durante três horas. Esse vapor de água com vinagre irá ajudar a eliminar os cheiros e odores que possivelmente estiverem lá dentro.

Depois disso, use um pano limpo e levemente úmido e passe vinagre puro nele. Passe em seguida em todas as superfícies internas e externas do guarda-roupa, atentando-se também aos cantinhos do móvel.

Isso será o ponto chave para acabar de vez com o mau cheiro, eliminando por completo o mofo de todas as paredes e prateleiras.

Se você puder, deixe o guarda-roupa aberto de um dia para o outro para que possa respirar, sem nenhum item dentro. Caso não seja possível fazer isso, então mantenha-o vazio e com as portas abertas por pelo menos de duas a três horas.

Faça a organização

Com seu guarda-roupa pronto para receber os itens de volta para dentro, acomode as roupas, lençóis e outros objetos de forma organizada e com cautela. Dessa maneira, você consegue dar uma nova organização aos itens, deixando tudo sempre à mão para quando precisar.

Além disso, o espaço interno fica visualmente mais bonito e você consegue aproveitar melhor o local.

Agora, com o guarda-roupa limpo e livre de impurezas e com as roupas lavadas e cheirosas, você não irá mais sofrer com esse problema se conseguir manter o cuidado.

Sabendo como fazer limpeza detalhada no guarda-roupa você evita problemas respiratórios e ainda mantém suas roupas e roupas de cama sempre cheirosas e prontas para utilizar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.