Dicas para limpar caixa de gordura facilmente

Saiba como fazer a limpeza de forma prática e rápida

Você sabe como limpar caixa de gordura? Então, fique atento a algumas dicas básicas de limpeza que iremos passar aqui. Muitas pessoas encaram a limpeza desse item como um verdadeiro pesadelo. Entretanto, na realidade não precisa ser assim. Então, confira como realizar essa limpeza facilmente com as nossas dicas incríveis

Confira as dicas para limpar caixa de gordura 

Agora, vamos te mostrar em detalhes como fazer essa limpeza de maneira adequada. Para isso, separamos alguns materiais que são imprescindíveis para fazer o trabalho. Acompanhe para saber como limpar caixa de gordura!

  • Detergente;
  • Desinfetante de sua preferência ou a creolina;
  • Esponja de preferência já usada;
  • Vassoura;
  • Um par de luvas;
  • Saco plástico desses de lixo ou saco vazio de 18 kg de ração;
  • Um balde grande;
  • Um pote de plástico (por exemplo, o pote de margarina usado tem o tamanho ideal);
  • Uma chave de fenda.

Iniciando a limpeza de sua caixa de gordura

Para você começar a limpeza de sua caixa de gordura, deve-se atentar para que tipo de caixa de gordura que está instalada em sua residência. Se sua caixa de gordura é das mais modernas, aquelas fabricadas em PVC com cesto de contenção de gordura removível, ou se é de fabricação feita em concreto.

De posse da chave de fenda, você a colocará entre a tampa e a base da sua caixa de gordura, efetuando um movimento de alavanca e, assim, você conseguirá abrir sua caixa de gordura.

Caixa de gordura de PVC com cesto removível

Para esse tipo de caixa de gordura, existem algumas formas específicas de realizar a limpeza. Sendo assim, acompanhe abaixo. 

Primeiro passo

Com as luvas já calçadas, adicione dentro da sua caixa um pouco de creolina ou um desinfetante de sua preferência. Dessa forma, essa adição é só para minimizar o cheiro desagradável que exala da caixa de gordura.

Antes da retirada do cesto de sua caixa de gordura, coloque o saco dentro do balde para que consiga adicionar toda a gordura retirada de sua caixa de gordura.

Retire o cesto puxando pela alça que se encontra acoplada. Dessa forma, quando retirado o cesto, ali você encontra toda a gordura acumulada. Então, despeje o conteúdo do cesto dentro do saco de lixo ou o de ração que já está acondicionado no balde. Em seguida, feche o saco muito bem fechado para que a gordura que ali está não vaze.

Segundo passo

Com a esponja e o detergente você deverá esfregar por todo o cesto a fim de retirar todo o resquício de gordura que fica pelas bordas de sua caixa de gordura. Em seguida, lave com água corrente. Agora, o cesto estará limpo e pronto para a próxima filtragem. 

Terceiro passo

Retire com o pote de plástico (margarina) todo o líquido que se encontra dentro do recipiente onde fica acoplado o cesto de retenção da gordura. Feito este procedimento, você adiciona um pouco de detergente e esfrega com uma vassoura para que toda gordura acumulada nas bordas e interior da caixa de gordura sejam retirados.

Retire com o pote de plástico toda água que se encontra ali dentro do recipiente. Então, coloque no outro saco de lixo, já acondicionado dentro do balde. Em seguida, você colocará essa água com os resquícios de gordura neste saco, fechando hermeticamente para não vazar.

Feito todos esses procedimentos é só você recolocar o cesto dentro do recipiente de sua caixa de gordura. Então, coloque a tampa e pronto! A sua caixa de gordura estará limpa e você não precisará se preocupar por um bom tempo.

Caixa de gordura feita de concreto 

Caixa de gordura feita de concreto - Reprodução Canva
Caixa de gordura feita de concreto – Reprodução Canva

Esse tipo de caixa de gordura não tem o cesto acoplado dentro da caixa de gordura. Você terá que efetuar a limpeza retirando todo o conteúdo que se encontra ali dentro. Para isso, você vai usar o pote de plástico todo furadinho para escorrer a água e ficar só a gordura.

Coloque todo esse conteúdo dentro de um saco de lixo conforme descrevemos anteriormente, fechando hermeticamente para que não vaze.

Adicione, dentro da caixa de gordura, um pouco de detergente. Então, esfregue com a vassoura todo o interior da sua caixa de gordura, a fim de retirar toda a gordura acumulada que se encontra ali. Já esse líquido, você colocará em um saco de lixo, fechando hermeticamente para que não vaze. 

Sua caixa de gordura de concreto está limpa e pronta para uma nova coleta.

Observação: cuidados para não poluir o meio ambiente

Os sacos onde se encontram os resíduos coletados das caixas de gordura deverão ser descartados junto com os lixos orgânicos que você coloca para o caminhão de coleta seletiva recolher em sua residência. Então, nunca jogue esses resíduos nos ralos de sua casa e nem na rede de águas pluviais assim você não poluirá o meio ambiente.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.