Como lidar com pessoas que pensam diferente de nós?

Nem sempre é fácil lidar com pessoas que pensam diferente de nós. Ficamos angustiados querendo defender o nosso ponto de vista, no entanto, devemos nos lembrar de que vivemos em uma sociedade repleta de pessoas diferentes. A cada dia nos deparamos com indivíduos distintos de nós, que podem ter ideias igualmente distintas. Por isso, aprender a lidar com isso é crucial para construir boas relações em diversos âmbitos de nossas vidas.

Sendo assim, convidamos você para acompanhar este texto e analisar algumas das considerações que trouxemos com o intuito de lhe ajudar a lidar com essas questões. Vamos lá!

Como lidar com pessoas que pensam diferente de nós?

Na realidade, não existe método para lidar com pessoas que pensam diferente de nós. Acima de tudo, devemos sempre manter o respeito, é claro. Além disso, outras ações podem contribuir para a construção de bons relacionamentos. Veja quais são essas ações:

1. Escute ativamente o que a pessoa tem a dizer

Antes de simplesmente discordar do que a pessoa está falando, preste atenção no que ela tem a dizer. Às vezes, podemos agir de forma preconceituosa, ignorando a fala da pessoa e agindo de forma automática na hora de negar algo.

No caso da escuta ativa, isso não acontece. Devemos deixar nossos preconceitos de lado para realmente escutar o que a pessoa está dizendo, sem criar um enredo defensivo na mente. Isso pode fazer diferença na hora de compreendermos o ponto de vista alheio.

2. Exercite a sua empatia

A sua empatia também deve ser exercitada. Afinal, quando uma pessoa está falando algo diferente do que você pensa, a melhor forma de escutá-la é imaginando como seria estar no lugar dela. Isso pode lhe ajudar a entender os motivos pelos quais a pessoa pensa diferente, diminuindo aquela sensação de angústia de querer fazê-la mudar de ideia.

3. Entenda que nem sempre os outros deverão concordar

Para lidar com pessoas que pensam diferente de nós, é preciso reconhecer que nem sempre os outros vão concordar com as nossas ideias. Isto é, haverá momentos, frequentes, inclusive, em que as outras pessoas terão ideias diferentes das nossas. Portanto, considere essa premissa na hora de lidar com alguém que pensa diferente.

Não fique apenas querendo mudar o outro. Lembre-se de que cada pessoa é única e isso faz com que nem sempre concordemos com tudo. 😉

4. Aprenda a aceitar quando necessário

Aprender a aceitar a situação também é relevante na hora de lidar com pessoas que pensam diferente de nós. Isto é, devemos aceitar que o outro pensa diferente e é isso mesmo. Dito de outro modo, devemos “desencanar” da ideia de querer mudar o pensamento do outro e seguir em frente.

5. Respeite os seus limites e posicione-se quando necessário

Obviamente, se as ideias e falas alheias ferem quem você é ou alguma pessoa, devemos agir e mostrar, com fundamentos, porque determinada ideia está equivocada. Porém, cuidado com o tom de voz: não parta para a briga e mantenha um diálogo calmo, equilibrado e com base em argumentos plausíveis. Assim, pode ser mais simples começar a lidar com pessoas que pensam diferente de nós.

E, ah! Não se esqueça de que o respeito é indispensável nessas conversas, ok? 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.